• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

Ministério Público debate implantação do Água para o Futuro em VG


Da Redação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso informa que "deu mais um importante passo rumo à interiorização do projeto "Água para o Futuro", na manhã da terça-feira (16), em reunião com o Município de Várzea Grande".

Destaca que "a iniciativa que visa identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes foi apresentada à nova administração com objetivo de firmar um protocolo de intenções para execução do projeto. A parceria prevê o desenvolvimento de pesquisas, realização de diagnósticos e monitoramento das nascentes e cabeceiras, bem como da fauna, flora e indicadores da integridade biótica nos locais, de modo a subsidiar ações de proteção aos recursos hídricos".     

A reunião virtual por meio do aplicativo teams foi conduzida pelo procurador de Justiça titular da Especializada de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, que ressaltou a necessidade de expansão do "Água para o Futuro" não somente porque a interiorização é uma iniciativa estratégica prevista no Planejamento Estratégico do MPMT para o quadriênio 2020-2023, mas sobretudo porque a preservação das nascentes implica diretamente na produção de alimentos e no abastecimento das cidades.      

A promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, salientou a imprescindibilidade da integração do projeto no Município e revelou já possuir recursos financeiros oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para investimento nas ações previstas. O promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) Ambiental, Marcelo Caetano Vacchiano, que está à frente da articulação para interiorização do projeto, apresentou o "Água para o Futuro", destacou a importância das parcerias para a execução do trabalhos, ressaltou o seu caráter científico e lembrou que a iniciativa já foi premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), levada para outros estados brasileiros e até à diretoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.     

O prefeito da cidade, Kalil Sarat Baracat, manifestou acerca das dificuldades e dos desafios enfrentados na administração, reforçando que a água é um deles. Conforme o chefe do executivo, muitos loteamentos foram realizados sem licenciamento ambiental em Várzea Grande. Apesar de tudo, ele se colocou à disposição para parcerias com o objetivo de identificar as nascentes e melhorar a qualidade da água no município.      

Também participaram do encontro virtual a promotora de Justiça Michelle de Miranda Rezende Villela Germano, que assumirá em breve a Promotoria de Meio Ambiente da comarca e dará continuidade aos trabalhos, e o secretário municipal de Meio Ambiente de Várzea Grande, Célio dos Santos. A exposição detalhada sob os aspectos da geologia, hidrogeologia, flora e fauna foi realizada pelo coordenador técnico do projeto, Abílio Ferraz de Moraes, e pelo técnico André Pansonato.     

São parceiros do MPMT para o desenvolvimento do "Água para o Futuro" a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Centro de Vida (ICV), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), concessionária Águas Cuiabá, Prefeitura de Cuiabá, entre outras instituições.    

 

Com informações MP




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: