Da Redação
O Ministério Público Estadual (MPE) informa que "a votação para eleição da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, biênio 2021/2023, terá início na próxima sexta-feira (11), a partir das 17h, e se estenderá até as 17h do dia 14 de dezembro".
Ressalta que "pela primeira vez, a escolha ocorrerá exclusivamente por meio de sistema eletrônico de captação de votos. Dois membros do MPMT disputam o cargo. São eles: o promotor de Justiça José Antônio Borges, que concorre à reeleição, e o procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone".
Nos bastidores, informações apontam articulações com terreno mais sólido para o atual PGJ dentro da estrutura - isso se não absorver a onda de críticas que "atropela" ações do órgão - após o ato de compra de aparelhos celulares.
De acordo com a presidente de Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Esther Louise Asvolinsque Peixoto, devem participar da eleição todos os procuradores e promotores de Justiça que estão no efetivo exercício de suas funções. Atualmente, segundo o Departamento de Gestão de Pessoas, existem 248 membros ativos. Para votar, o procurador ou promotor de Justiça deverá entrar no Portal de Aplicativos para ter acesso ao sistema “Eleições”.
Ao final da escolha será gerado um código que será a contraprova de participação na votação. “Importante esclarecer que o sistema não registra nenhum vínculo entre voto gerado e usuário logado, garantindo o sigilo”, esclareceu a procuradora de Justiça. Na quinta-feira (10), às 8h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça será emitida a “zerésima” do sistema de votação, demonstrando a inexistência de voto.
Também integram a Comissão Eleitoral o promotor de Justiça Ezequiel Borges e a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.
Procedimento
O MP assinala ainda que "com a votação, os membros do MPMT definem o primeiro e o segundo colocados da lista. Na sequência, haverá a homologação pelo Colégio de Procuradores de Justiça e no primeiro dia útil de 2021 a lista será encaminhada ao Governador do Estado, que terá até 15 dias para promover a nomeação do novo chefe da instituição. A solenidade de posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro".
Com Comunicação MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública