Daniel Dino - Comunicação TRE
A Justiça Eleitoral realiza neste sábado (12.09) o seu 1º Seminário Eleitoral Preparatório para Jornalistas (Sepjor). O evento será online e abordará importantes temas afetos às Eleições Municipais 2020. As inscrições são limitadas e exclusivas para os profissionais da imprensa. O levantamento dos temas e a escolha dos palestrantes foram feitas pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que considerou o histórico de atendimento prestado aos jornalistas. Cada assunto será apresentado em no máximo 30 minutos.
Durante o Seminário, os participantes aprenderão como consultar no site do TRE os processos judiciais, as decisões, sentenças e acórdãos, os dados estatísticos da eleição e do eleitorado, os registros de candidaturas, entre outras informações. Também será pauta do evento, a explanação das condutas que são permitidas e vedadas nas redes sociais no que se refere a propaganda eleitoral e ainda, as condutas que são vedadas aos agentes públicos, principalmente, os candidatos a reeleição, as quais se praticadas configuram abuso de poder econômico e político.
Faça sua inscrição no link: http://apps.tre-mt.jus.br/autoforms/public/forms/181
Veja a programação:
A abertura do evento será às 08 horas com uma apresentação do presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, seguida pela palestra “Propaganda Eleitoral – Condutas permitidas e vedadas e como detectar e combater as notícias falsas”, ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência e coordenador dos Atos da Propaganda, Lídio Modesto da Silva Filho. Logo em seguida serão detalhadas as ‘Condutas vedadas a agentes públicos’, tema este abordado pelo juiz de Direito e ex-juiz Membro do TRE-MT, Antônio Veloso Peleja.
Sobre os números do orçamento, logística e principais marcos do calendário eleitoral, falará o diretor geral do TRE-MT, Mauro Sergio Diogo. Uma das principais interrogações do momento será respondida pelo secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Nascimento Milomen, que vai detalhar o protocolo e os equipamentos a serem utilizados no dia do pleito para garantir uma eleição segura mesmo em tempos de pandemia.
Todos estes temas deverão ser abordados em duas horas, já que às 10 horas inicia a palestra ‘Segurança do processo eletrônico de votação’ ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Luis Darienzo. Em seguida vem a palestra ‘Transparência das Contas Eleitorais e Partidárias, Financiamento de Campanhas e Mecanismos de Fiscalização’, desenvolvida pelo Coordenador de Controle Interno e Auditoria, Daniel Taurines.
A Corregedoria Regional Eleitoral participará do evento com a palestra ‘Segurança e confiabilidade em pauta: Como ter acesso às informações do Eleitoral’, ministrada pelo coordenador da Corregedoria, Carlos Luanga. Ponto do momento, o Sistema de Registro de Candidaturas (CANDex) será detalhado pela coordenadora de Informações e Registros Processuais, Angela Queiroz.
A penúltima palestra será sobre o ‘Processo Judicial Eletrônico nas Eleições Municipais e Renovatória para uma vaga no Senado’, realizada pelo assessor técnico e de Planejamento da Secretaria Judiciária, Weber Andrade. Encerrando as palestras, ao meio dia, o coordenador de Gestão de Informação do TRE-MT, Gustavo Castor, vai apresentar como fazer ‘Consultas de informações no portal do TRE-MT’.
Para conseguir cumprir o cronograma apertado, todas as perguntas serão respondidas pelos palestrantes ao final do evento.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Fogos de artifícios com estampido são risco para animais e pessoas
Concessionária é condenada por cobrar conta de luz paga e protestar consumidor
Buenos Aires, entre livros, estádios e memória
Perda de chance de cura: TJ manda indenizar família por erro médico
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude