Da Redação
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão hoje (12), com 18 votos favoráveis, a PEC que abre 9 novas vagas para desembargador no Tribunal de Justiça, além de outros cargos. A PEC foi validada em segunda votação – sendo a primeira em maio deste ano.
A PEC 11/2020 - Proposta de Emenda à Constituição é de autoria do presidente do Poder Legislativo, Eduardo Botelho (DEM) – considerando a demanda do Judiciário no Estado.
O aumento de funções no TJ já havia sido aprovado pelo Pleno do TJ. Assim o Judiciário de Mato Grosso deverá ter o atual quadro de 30 desembargadores elevado para 39.
Presidente do TJ, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, considerou no período, “a necessidade de preparação porque há aumento de gastos – requerendo reforço na estrutura do Poder”.
Nesse quadro, 7 vagas são reservadas à magistratura e duas destinadas ao Quinto Constitucional. Ministério Público e a OAB Seccional Mato Grosso devem encaminhar lista de membros indicados, do órgão e entidade, respectivamente.
A PEC contou com parecer favorável da Comissão de Mérito – Vale ressaltar que uma Proposta de Emenda à Constituição, ela primeiro é apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), acerca da constitucionalidade, e sendo aprovada tem 15 dias de prazo para que a Comissão de Mérito e produza parecer de mérito para ser apreciada em segunda votação pelo Plenário – como ocorreu hoje.
Votos contrários: Deputados Lúdio Cabral (PT), Ulysses Moraes e Delegado Claudinei, ambos do PSL.
Ausentes: Deputados Dr. João (MDB) e Sílvio Fávero (PSL).
Abstenção: Deputado João Batista (Pros).
Nos bastidores do MP e OAB Seccional Mato Grosso, estariam adiantadas as articulações para formação das listas de indicados.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar
Atuadores pneumáticos em aplicações offshore