• Cuiabá, 04 de Setembro - 2025 00:00:00

Municípios podem apresentar recurso sobre índices do Fethab, alerta AMM


Da Redação

Associação Matogrossense dos Municípios (AMM) reforçou alerta hoje (4) de que os municípios de Mato Grosso podem apresentar ou não até a próxima quinta-feira (6) "o recurso relativo aos índices do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab)".

A entidade ressalta que "os municípios tiveram até novembro do ano passado para atualizar as informações e encaminhar os mapas com as distâncias de quilometragem das estradas, que vão ser analisados pela AMM e posteriormente elaborado o índice de cada município".

Presidente da AMM, Neurilan Fraga, assinalou que "o Fethab é uma luta da AMM e uma conquista para os municípios. O fundo contribui para que os gestores possam melhorar a infraestrutura, com a recuperação das estradas e pontes, para garantir a trafegabilidade e o desenvolvimento regional".   

A AMM pontua ainda que "o índice é composto por 30% do IDH invertido, 30% por quilometragem de estradas estaduais e 30% de estradas municipais, além de 5% de população e 5% do índice de recolhimento do Fethab no município. O fundo é referente a 50% do valor arrecadado com Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) incidente no óleo diesel.  O valor é distribuído entre os 141 municípios, de acordo com o Índice de Participação dos Municípios no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (IPMF)".

A comissão especial para acompanhamento do repasse da cota do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) foi criada através da portaria em atenção ao Decreto 441/2016. A comissão é encarregada de fazer a publicação dos índices provisórios de participação dos municípios no Fethab e analisar eventuais recursos interpostos pelas prefeituras.

Por fim, a entidade acentuou que "a comissão é presidida pela Coordenadora Jurídica da AMM, Débora Simoni Rocha Faria. Ela ressalta que o índice para 2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 23 dezembro. Com o recesso de final de ano, a data para as prefeituras começou a valer a partir de 6 de janeiro. Portanto, os gestores têm até o dia 6 de fevereiro para a contestação ou não dos dados divulgados".

 

Com Agência AMM




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: