Da Redação
Governador Mauro Mendes (DEM) destacou na manhã desta terça-feira (1º) um balanço sobre as ações de sua gestão no primeiro ano de mandato, assinalando avanços após pacote de medidas validado pela Assembleia Legislativa, mas sem esquecer de "lembrar" as agruras sofridas na atual administração - sendo herança do Governo Pedro Taques.
O breve levantamento acerca dos trabalhos do Executivo estadual ocorreu durante sua participação no VI Congresso Estadual de Vereadores, promovido pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), na AL.
"Já foi amplamente divulgado as condições que o Estado estava em janeiro desse ano, mas acredito que é mais relevante falarmos do presente e do futuro, das perspectivas que estamos enxergando para Mato Grosso e como construir novas alternativas positivas para melhorar a vida da população", disse.
Considerou que "a realidade é um Estado que está em franca recuperação, que estava numa situação muito ruim, as contas públicas, os números mostram isso. E os resultados também mostram isso. Muitos mais do que palavras, nós vivíamos num Estado onde nós tínhamos salário atrasado, 13º atrasado, falta de pagamento aos fornecedores, obras que foram paralisadas por falta de pagamento, nós tínhamos em janeiro 453 obras paralisadas no Estado. Esta era a realidade".
Ressaltou que "estamos trabalhando, tomamos medidas necessárias para conter o gasto, para melhorar a arrecadação e esse cenário vem gradativamente, assim que o caixa permite, fazendo uma melhoria já bastante significativa. Nós temos hoje no Mato Grosso quase 200 obras retomadas, que estão em andamento, atingindo 100 municípios do nosso Estado. Isso mostra que o Governo está começando a mudar o seu rumo, melhorando a performance do seu resultado".
Herança de Taques
Ao ser inadagado sobre quadro ainda de dificuldade no âmbito da segurança, respondeu: "nós não temos todas as viaturas, todos os hospitais, tudo aquilo que nós precisaríamos ter, como todas as nossas estradas asfaltadas, todas as nossas escolas reformadas. Isso é uma verdade. Agora, não vai ser da noite para o dia que nós vamos resolver isso, porque o que resolver o problema é: trabalho sério, honesto e o tempo, porque nós não temos o dinheiro necessário para fazer todos os investimentos, mas esse ano não surgiu na mídia de Mato Grosso nenhuma vez uma matéria dizendo que viaturas foram recolhidas ou que ficaram paralisadas por falta de pagamento de combustível a fornecedor. Nós estamos gradativamente melhorando isso e tenho certeza de que em determinado momento nós vamos conseguir aumentar a nossa frota, comprar ou alugar como vem sendo feito nos últimos anos".
Sobre o papel do vereador
"Governador é um agente político, e todo agente político trabalha com seriedade, com honestidade, que cumpre o seu papel, de maneira séria e honesta e presta assim um bom serviço. Ele fiscaliza o Executivo, ele pode trazer pleitos até o prefeito quando muitas vezes o prefeito não tem tempo de conhecer e vivenciar todas as situações e eles tem muito mais capilaridade para isso. Então o vereador cumpre seu papel importante desde que ele faça isso com honestidade de seriedade."
Eleições
"Claro, nós vivemos na democracia, e na democracia não tem outra forma senão escolhendo as pessoas que vão nos representar Legislativo, no Executivo, municipal, estadual e federal. E a qualidade desses políticos está diretamente à qualidade do voto das pessoas. É importante primeiro que os partidos, a base, escolherem bons candidatos, de criar boas alternativas para apresentar para a sociedade e a partir daí a sociedade também fazer através do voto as escolhas adequadas para que nós possamos melhorar a política e através dela, melhorar os serviços públicos, melhorar os resultados que nós queremos no poder público desse país."
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?
STF e a chance de corrigir o injusto cálculo da aposentadoria por invalidez