Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) confirmou o envio nos próximos dias à Câmara Municipal da Minirreforma Administrativa da prefeitura de Cuiabá, asseverando mudanças emblemáticas como a extinção, fusão e criação de secretarias, mas destacando "cortes" de cargos comissionados que devem, segundo cálculos do Executivo municipal, promover economia de quase R$ 1 milhão sobre a peça orçamentária no exercício 2020.
Eventuais mudanças de secretários, e nomes, ainda são mantidos sob sigilo, considerando a possibilidade de a primeira-dama, Márcia Pinheiro, vir a assumir a Secretaria da Mulher.
O prefeito também pontuou que a Lei Orçamentária Anual (LOA), será envaminhada dentro dos ajustes da Minirreforma.
Na noite de sexta-feira (27), ao participar do evento de inauguração do novo Ginásio Poliesportivo, Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, em Várzea Grande, o prefeito Emanuel Pinheiro considerou que "vou encaminhar a Reforma Administrativa nos próximos dias, junto com a Lei Orçamentária Anual 2020. Vamos extinguir duas secretarias e criar duas. Vou extinguir a SEC 300, criando a Secretaria Municipal da Mulher. Vou criar a Secretaria de Turismo, desvinculando Cultura e Esportes. E vou extinguir a Secretaria de Serviços Urbanos, fazendo de empresa pública a responsável pela limpeza pública e serviços urbanos. Será uma Pasta indireta, ela será vinculada à Secretaria Municipal de Obras Públicas, porque vai se tornar uma forte empresa pública de serviços urbanos, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana - Limpurb".
Assinalou que "vai ser uma minirreforma para promover ajustes que garantam celeridade, humanização e principalmente eficiência na prestação de serviços públicos que chegam na ponta, à população. Vou fazer mais com menos e vamos promover uma economia de 1,5% a 2% do custo de agora, sobre o orçamento. Vou fazer uma economia em folha de pagamento de pessoal de praticamente R$ 900 mil/ano, com a minirreforma".
Considerou ainda que "a Secretaria de Assistência Social, para promover e fortalecer a política de inclusão e Justiça Social. A Pasta que hoje se chama Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano vai se chamar Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência. Assim, crio duas secretarias adjuntas, uma de Direitos Humanos e outra de Pessoa com Deficiência – com inclusão e justiça social. É a potencialização da área social nessa minirreforma".
Sobre nomes, disse que "ainda não, estou primeiro preocupado em estruturar as Pastas para atender a população de forma mais eficiente".
Corte de cargos
"Nessa minirreforma, funções de confiança e cargos de confiança, e eu já herdei assim, hoje a máquina tem 1.132, e estou diminuindo 359 desses cargos e vai ficar mais ou menos 770 cargos de confiança, uma redução de cerca de 30%, promovendo um enxugamento, um equilíbrio, uma melhor distribuição nos cargos nas funções de confiança".
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?
STF e a chance de corrigir o injusto cálculo da aposentadoria por invalidez
Idoso é preso acusado de maus-tratos de animal e crimes ambientais