Da Redação
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilberto Giraldelli, disse ser favorável à coincidência de eleições, assinalando defesa de redução de custos do processo eleitoral.
“Eu particularmente sou favorável a coincidir as eleições porque é uma situação que a cada dois anos se faz uma eleição nesse país. Nosso país está vivendo uma situação hoje extremamente complicada no aspecto orçamentário e financeiro”.
Nesse contexto, frisou o momento de crise nos cofres públicos em que recursos têm sido ainda mais limitados em áreas prioritárias. “E se vê que falta dinheiro para tudo não é? Saúde, educação, segurança, o desemprego está aí atingindo 12 ou quase 13 milhões de pessoas e todo e qualquer recurso que for melhor aplicado a meu ver, é de interesse da nação”.
Considerou ainda o aspecto de que uma eleição unificada, se aprovada, deve gerar um campo de mais trabalho, mas mesmo assim, de maior proveito financeiro à administração pública.
“Evidentemente, se você coincidir as duas eleições, a municipal e a federal, a presidencial numa mesma eleição vai dar mais trabalho, mas certamente ela vai sob o ponto de vista econômico vai ser mais conveniente para a administração pública. Embora ela gere uma conseqüência maior, uma carga de trabalho maior, uma responsabilidade maior, mas a meu ver o resultado é mais proveitoso”.
No Congresso, a perspectiva é de que o texto possa ser aprovado neste ano, o que significaria a prorrogação de mandato dos eleitos no pleito de 2016 – prefeitos e vereadores.
Neste mês, o suplente e ocupando cadeira de deputado federal, Valtenir Pereira (MDB), validou a proposta. Relator da PEC 376 (2009), de autoria do deputado federal Ernandes Amorim (PR), que trata da vigência de mandatos, Pereira emitiu parecer favorável ao texto.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!