Da Redação
Mais de 100 prefeitos mato-grossenses se inscreveram para a XXII Marcha a Brasília, que será realizada de 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento vai debater uma extensa pauta de reivindicação com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Já confirmaram presença o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, entre outros.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, que vai liderar os prefeitos do estado, destacou a importância da participação dos gestores na mobilização. “A Marcha é um evento muito importante para os prefeitos mostrarem sua força e representatividade. Ocorre há 22 anos e sempre resulta em significativos avanços para os municípios”, ressaltou Fraga,
Os ministros de Estado também garantiram participação. A partir das 14 horas do dia 9 de abril, eles integrarão a plenária Compromissos Mais Brasil, quando vão se alternar até as 18 horas para tratar de temas específicos. No dia 10 de abril, a participação de ministros e ministras do Executivo também está garantida. Ainda no dia 10, uma plenária vai contar com a participação dos 27 governadores. Na oportunidade, o Fórum de Governadores vai tratar de pautas convergentes com o movimento municipalista.
A entidade pontua que "a programação inclui, ainda, debates técnicos e políticos para aprimorar a administração local e, consequentemente, beneficiar a população dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Além das arenas temáticas na programação paralela, em que os gestores podem compartilhar os desafios e as boas práticas de temas cotidianos, como assistência social e educação, o palco principal receberá representantes das diferentes esferas de poder".
Considera que "com o decorrer dos anos, a Marcha entrou para o calendário político nacional, com anúncios importantes do governo, compromissos firmados por deputados e senadores pela pauta prioritária e lançamentos de projetos em parceria com outros órgãos e organizações".
A AMM lembra ainda que entre as novidades deste ano, está a agenda ininterrupta de atividades. Com o lema, “A Marcha não para”, os painéis começarão às 8h e devem terminar por volta das 18h na terça e na quarta-feira. Entre os pleitos de interesse da administração local que serão debatidos no maior encontro político do país, há demandas convergentes com os governos estaduais, a exemplo da redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) e da Lei Kandir.
Com Agência AMM
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado