Da Redação - FocoCidade
O cenário de fake news, piorado no período eleitoral, levou a Justiça Eleitoral a fortalecer os mecanismos que visam assegurar a correta informações.
Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso disponibiliza em sua página na internet um link para que o eleitor fique bem informado sobre o que é fato e o que é fake news quando o assunto é eleições. O link está em destaque no topo da página do TRE-MT e remete para o uma página do Tribunal Superior Eleitoral, criada na quinta-feira (11).
O TRE pontua que "a disseminação da informação correta, apurada com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação. Por isso, nessa página são apresentados links para matérias produzidas por empresas de comunicação e agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais".
Destaca que "vale referir que o Tribunal Superior Eleitoral tem encaminhado todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal. A finalidade é garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico".
A Justiça Eleitoral considera ainda que "até o presente momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada."
Acentua também que "a Justiça Eleitoral desempenha relevante papel na consolidação da Democracia em nosso país e trabalha incansavelmente para oferecer à sociedade um processo de votação seguro, transparente e ágil, garantindo efetividade à manifestação popular exercida por meio do voto".
Com informações TRE/TSE

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende madeira ilegal no interior de MT
Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 2,1 bilhões
Justiça: concessionária é condenada por eletrocussão de animais
O STF e Simples Nacional
TJ manda banco indenizar consumidor por irregularidade em consignado
13 Dicas para Transformar Sua Vida em 2026
Fogos de artifícios com estampido são risco para animais e pessoas
Concessionária é condenada por cobrar conta de luz paga e protestar consumidor
Buenos Aires, entre livros, estádios e memória
Perda de chance de cura: TJ manda indenizar família por erro médico