Da Redação - FocoCidade
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, determinou que se amplie o número de cartazes informativos no período do 2º turno às eleições presidenciais. Pontuou ainda que os coordenadores de prédio sejam orientados a prestar maior atenção para auxiliar o eleitor, especialmente os mais humildes.
O assunto foi tratado em reunião, nesta quinta-feira (11) com juízes eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande, para discutir providências com vistas à votação no período.
No encontro, foi assinalada a preocupação da Justiça Eleitoral a respeito das fake news envolvendo a urna eletrônica. Durante a votação no primeiro turno das eleições, eleitores de todo o Brasil gravaram vídeos e postaram em suas redes sociais, com teor sobre suposta fraude na urna eletrônica.
O Tribunal Regional Eleitoral ressalta que "respondeu às situações relatadas pelos eleitores, esclarecendo os fatos no mesmo dia da eleição, ou no dia seguinte, com o auxílio da imprensa, em especial das emissoras de rádio e televisão".
Outros tópicos
Entre os temas tratados na reunião está a sinalização dos locais de votação, especialmente aqueles onde houve mudança de prédio, ou agregações de seções eleitorais.
O Tribunal acentua alerta com relação à orientação dos eleitores, sobre o voto. Em Mato Grosso os eleitores voltarão às cabines de votação, no dia 28 de outubro, para votar para presidente da República, visto que o candidato ao governo, Mauro Mendes, venceu a disputa no primeiro turno das eleições.
Neste sentido, um cartaz será fixado nos locais de votação, para orientar o eleitor a votar: primeiro o eleitor deve digitar os dois números do seu candidato a presidente; em seguida, é necessário aguardar alguns instantes até aparecer a foto do seu candidato; e só então o eleitor deve apertar a tecla confirma. Caso o eleitor digite errado o número do candidato, ele pode corrigir a informação apertando a tecla amarela ‘corrija”.
Com informações TRE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pivetta crava: MT é um gigante de oportunidades para agregar valor à produção
AL confirma análise da Procuradoria-Geral sobre Comissão do Feminicídio
Hugo Motta define isenção do IR para até R$ 5 mil como prioridade
Estado detalha como será sistema e andamento das obras do BRT
Mais peritos, mais Justiça: o impacto dos mutirões no INSS
Operação da PC prende líder de facção no interior de MT
TRE alerta sobre golpe contra Cartórios Eleitorais em MT
Jeans, tênis e altar
Contratos de concessão se tornam referência internacional, destaca Estado
Um mato-grossense inesquecível