Oscar D'Ambrosio
Não fuja deste texto. O tema não é agradável, mas, como mostra ‘Mortalis: ensaio sobre a morte”, de Carlos Alberto Pessoa, da Editora Cone Sul, o assunto precisa ser mais discutido por todos, do médico ao condenado à morte, pois todos morrem e nem todos parecem querer falar disso.
Falar da morte e do morrer é um tabu, porque ela se faz onipresente com um poder que abrange desde a pessoa que recebe a notícia de um profissional da medicina ao religioso ou místico que nega a sua existência pela crença de que existe uma outra vida, seja melhor, pior ou paralela a esta que conhecemos.
O fato é que morrer costuma assustar e, por isso, o discurso que cerca a morte é repleto de ambiguidades. A franqueza não aparece nem no ensino médico nem no cotidiano. Está o tema imerso em névoas e nas mais variadas reações, marcadas geralmente pelo desespero ou pelo conformismo exacerbados.
Talvez quase todos esqueçam que a morte acontece em iguais condições que a vida. Pode ser vivida e vivenciada pelos que ficam com emoção, racionalismo, surpresa, pessimismo, esperança de algo transcendente ou uma mescla de todas essas emoções. Mas, como alerta Pessoa, “repensar a vida passa obrigatoriamente pelo repensar a morte”. Que assim seja...
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal