Oscar D'Ambrosio
O que motiva a criar? Por que todo ser humano tem inquietações, mas poucos são os que conseguem dar esse sentimento uma dimensão artística propriamente dita? Afinal, sentir-se feliz ou triste não é privilégio, mas gerar a partir dali uma obra de arte constitui um desafio, um trabalho que demanda concentração e pesquisa.
O filme francês ‘Até nunca mais’, inspirado no romance ‘A artista do corpo’, do norte-americano Don DeLillo e dirigido por Benoît Jacquot dá a essas questões uma dimensão metafísica essencial. Sob um certo suspense e terror, está a história de uma performer que perde o marido em um acidente.
As perguntas se acumulam a partir daí, pois existe a possibilidade de suicídio dele. O essencial, porém, é que ela não se consegue se libertar da onipresença do marido morto. Ele domina a casa, e o resultado final é uma performance da protagonista. Cabe lembrar que foi assim também, numa manifestação artística que a moça realizara, que o marido a conhecera.
O início e o final do filme, portanto, estão ligados à arte do corpo, numa narrativa em que a história contada é bem menos importante que as percepções que ela desperta. É com esse espírito que a obra deve ser vista. Os acontecimentos entre a primeira e a última performance alertam que tudo pode ser arte. A intensidade do que se faz é que constitui a diferença.
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi