Oscar D'Ambrosio
O que motiva a criar? Por que todo ser humano tem inquietações, mas poucos são os que conseguem dar esse sentimento uma dimensão artística propriamente dita? Afinal, sentir-se feliz ou triste não é privilégio, mas gerar a partir dali uma obra de arte constitui um desafio, um trabalho que demanda concentração e pesquisa.
O filme francês ‘Até nunca mais’, inspirado no romance ‘A artista do corpo’, do norte-americano Don DeLillo e dirigido por Benoît Jacquot dá a essas questões uma dimensão metafísica essencial. Sob um certo suspense e terror, está a história de uma performer que perde o marido em um acidente.
As perguntas se acumulam a partir daí, pois existe a possibilidade de suicídio dele. O essencial, porém, é que ela não se consegue se libertar da onipresença do marido morto. Ele domina a casa, e o resultado final é uma performance da protagonista. Cabe lembrar que foi assim também, numa manifestação artística que a moça realizara, que o marido a conhecera.
O início e o final do filme, portanto, estão ligados à arte do corpo, numa narrativa em que a história contada é bem menos importante que as percepções que ela desperta. É com esse espírito que a obra deve ser vista. Os acontecimentos entre a primeira e a última performance alertam que tudo pode ser arte. A intensidade do que se faz é que constitui a diferença.
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal