Elvis Klauk Jr
O Brasil está passando por profundas mudanças políticas e sociais. Todos os dias, vemos mais e mais pessoas sendo processadas, muitas sem provas, e nada tem sido feito para preservar a imagem dos réus.
Seja na esfera cível, criminal ou em processos administrativos disciplinares. Quase sempre os investigados têm sido expostos pela mídia antes mesmo de serem condenados.
O cidadão que está sendo processado deveria ter garantido o sigilo processual, com o fim de ter sua imagem preservada. Não pode a pessoa ter nome e rosto estampados em jornais, revistas, programas de TV e rádio, ou ainda em sites ou redes sociais, sem que haja um veredicto. Caso contrário instituiremos a condenação de pessoas comuns por meios de comunicação de massa e não pelo judiciário que é quem tem esta prerrogativa.
Não é raro ver réus que tiveram seus nomes jogados à lama serem absolvidos durante o trâmite processual. Isso é grave! Sofre o inocente, a família, e a sociedade que irresponsavelmente condena. E quem é que paga esse trauma todo ?
Mudanças urgentes na legislação a fim de garantir sigilo processual para todos os cidadãos são necessárias. O estado tem a obrigação de garantir a preservação da imagem do réu para evitar injustiças.
Defendo que seja implantado o sigilo processual para todos os cidadãos assim como é feito nos processos disciplinares da OAB. Publicidade apenas quando se tem uma decisão final.
Elvis Klauk Jr é advogado. @elvisklaukjr

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800