Da Redação - FocoCidade
A prefeitura de Cuiabá emitiu nota na manhã desta segunda-feira (22) em resposta ao ocorrido no domingo (22) durante processo seletivo à Educação, em que candidatos registraram Boletim de Ocorrência alegando terem recebido envelopes destinados à prova sem o lacre. A gestão descarta possível anulação do concurso.
Segundo o Portal G1, o boletim de ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia da Polícia Civil de Cuiabá por três candidatos que também apresentaram uma ata, assinada pelos fiscais, superiores e candidatos, a respeito do caso. Ainda segundo o G1, “a situação ocorreu pela manhã em uma sala de uma universidade particular, na Avenida Beira Rio, em Cuiabá”.
Na nota, a prefeitura pontua o caso como um fato isolado no contexto geral do processo seletivo. “O fato isolado ocorrido na Unic, ficou restrito a uma única sala de aula, onde o Selecon prontamente adotou as providências necessárias para a aferição da segurança, sendo assegurada a lisura do pacote de provas pelos demais candidatos que estavam na mesma sala que a candidata, sendo a prova realizada por todos os presentes em sala, inclusive pela própria candidata que levantou o questionamento. A Prefeitura de Cuiabá realizou reunião com o Selecon em 22/01 para solicitar a apuração do fato ocorrido.”
A gestão acentua ainda que “Assim, em um total de 12 mil inscritos, avaliamos que foi apresentado um percentual mínimo, e sendo um caso pontual, o ocorrido não vem desabonar a credibilidade do processo, nem tão pouco da empresa Selecon, não havendo motivos para uma possível anulação deste, que atenderá o início do ano seletivo de 52.000 crianças”.
Confira a nota na íntegra:
“Sobre o processo seletivo simplificado de contratação da Educação, realizado neste domingo (21), a Prefeitura de Cuiabá pontua que:
1- Mediante relatório final, consideramos o processo satisfatório, com aplicação das provas ocorrendo normalmente, em um alcance de 12 mil inscritos, onde 10 mil candidatos fizeram as provas; percentual de 19% de faltantes.
2- Salientamos também que é o primeiro ano que o processo seletivo de contratação da Educação do Município é realizado por meio de aplicação de provas – anulando o formato dos anos anteriores, onde as contrações eram realizadas direto nas unidades educacionais. Isso, além de quebrar paradigmas, vem confirmar ainda mais sua isonomia diante de um sistema democrático de acesso de qualidade as 4.702 vagas disponíveis nos níveis médio e superior do processo, possibilitando oferecer os melhores profissionais para atender a população na rede de ensino municipal.
3- Diante deste novo formato, a Prefeitura de Cuiabá trouxe um instituto de competência nacional, com capacidade técnica para aplicação de processo seletivo, atuando em vários estados na aplicação de seleção de pessoal para o serviço público, o Instituto Nacional de Seleções e Concursos – Selecon.
4- O fato isolado ocorrido na Unic, ficou restrito a uma única sala de aula, onde o Selecon prontamente adotou as providências necessárias para a aferição da segurança, sendo assegurada a lisura do pacote de provas pelos demais candidatos que estavam na mesma sala que a candidata, sendo a prova realizada por todos os presentes em sala, inclusive pela própria candidata que levantou o questionamento. A Prefeitura de Cuiabá realizou reunião com o Selecon em 22/01 para solicitar a apuração do fato ocorrido.
5- Assim, em um total de 12 mil inscritos, avaliamos que foi apresentado um percentual mínimo, e sendo um caso pontual, o ocorrido não vem desabonar a credibilidade do processo, nem tão pouco da empresa Selecon, não havendo motivos para uma possível anulação deste, que atenderá o início do ano seletivo de 52.000 crianças.
6- Neste processo, o município, por meio das Secretarias de Educação e Gestão, responsável somente pela parte administrativa do processo, como a construção do edital. A elaboração de provas, aplicação e correção, inclusive a análise dos recursos, bem como a logística e fiscalização do certame cabe integralmente ao Selecon, que proveu toda a estrutura e pessoal para realizar as provas no dia 21/01.
7-Diante disso, reiteramos o resultado satisfatório e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas e manifestações judiciais, se assim, os candidatos se sentirem prejudicados pelo fato ocorrido.”
Cuiabá, 22 de janeiro de 2018
Prefeitura de Cuiabá

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal