Da Redação - FocoCidade
Mato Grosso ocupa a 12ª posição no ranking dos estados que se adequaram às regras para receber recursos do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). No Estado, 121 municípios, ou 85,8% cumpriram a legislação e normas para integrar o sistema após a descentralização na arrecadação do ISS.
O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que assinala um aumento de mais de 20% nas receitas do ISS para os municípios no ano. A nova fonte de receita pode representar um alívio para as finanças municipais, mas os gestores precisam fazer atualizações municipais para receber os recursos em função das mudanças na Lei do ISS.
Desde o ano passado, a CNM tem orientado os gestores sobre essas medidas. Na quinta-feira, 4 de janeiro, a entidade divulgou uma pesquisa com os municípios que realizaram ações para a atualização do tributo. O estudo envolveu 4.107 municípios, o que representa 73,8% das cidades brasileiras.
Do total de municípios que responderam à pesquisa 3.875 (94%) estavam desenvolvendo ações para a atualização da Lei. Desses, 2.253 cidades (54,9%) informaram que já estavam com a Lei publicada. Em 136 Entes (7,48%), o texto já havia sido encaminhado para sanção do prefeito. Outros 762 municípios estavam construindo a minuta e 724 aguardavam aprovação da Câmara de Vereadores.
O levantamento ainda traz um panorama das cidades que providenciaram a revogação de leis municipais que concediam isenções ou reduções de base de cálculo em que a alíquota efetiva era inferior a 2%, a relação de Entes com a definição da alíquota a ser aplicada e outros detalhes sobre a nova legislação. (Com Agência CNM)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas
Avô é condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável
Lei Magnitsky, anistia e o custo internacional das crises institucionais
TJ mantém fornecimento de fórmula especial a bebê
Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026
PC deflagra operação em Porto Esperidião e Glória D’Oeste
Wellington destaca sanção de lei sobre Justiça do Trabalho
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo