Da Redação - FocoCidade
O Procon Estadual registrou 2.476 atendimentos em dezembro. Novamente, o setor "Energia Elétrica" lidera o ranking de reclamações em Mato Grosso.
Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.619 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 857 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.003 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 630 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 203 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 104 reclamações.
O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 256 reclamações, registrando 72 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 63 para “Cartão de Crédito” e 38 para “Cartão de Loja”.
A área “Produtos”, está em terceiro lugar do ranking, com 199 atendimentos: 33 para “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.)” 16 para “Eletroeletrônico Importado” e 13 para “Internet”.
Já o setor “Serviços Privados”, ocupa a quarta posição, com 117 procedimentos, 24 para “Estabelecimento comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), 17 para a categoria “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 13 para “Agências e Operadoras de viagens” (pacotes turísticos).
O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking, com 23 reclamações, seguido pela área “Habitação” com 15 reclamações. A última posição ficou com a categoria “Alimentos” com seis registros apenas.
Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 857 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 341 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 269 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 116 registros.
Em quarto lugar está a categoria “Demais Produtos” com 44 registros. “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” ficou na quinta posição do ranking, com 34 reclamações, seguido de “Transportes” que, com 26 registros, ocupa a sexta posição. No sétimo lugar aparece “Demais Serviços”, com 19 reclamações, seguido de “Saúde” com seis registros na oitava posição.
As categorias “Água, energia e gás”, e “Turismo/Viagens” ficaram empatadas com um registro cada. O setor “Habitação”, “Alimentos”, e “Educação” não teve reclamações registradas no mês de dezembro na plataforma www.consumidor.gov.br. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal