Oscar D'Ambrosio
Ruínas são tão fascinantes quanto barcos naufragados. É impossível não pensar naquelas pessoas que habitaram esses espaços e constatar como simples placas nas paredes ou informações em terminais de computador não conseguem expressar aquilo que elas foram e que sentiram, caindo numa esfera maniqueísta de terem sido bons ou malvados.
Vamos olhar para a imagem que ilustra este post. É o que resta da Casa da Torre de Garcia D´Ávila, um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte, Bahia. Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, é um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
Pouco se sabe sobre ela, além de ter começado a ser construída em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real. Após ter destaque a história da colonização e defesa do Brasil, em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o castelo foi abandonado.
Tombado pelo IPHAN em 1938, guarda infinitos mistérios. Além de sua arquitetura, infelizmente mão totalmente conhecida, é guardião dos segredos de milhares de pessoas, enterrados e perdidos para sempre. Gostaria de ser um arqueólogo de pessoas e trazer de volta essas narrativas e poder contá-las às elegantes siriemas que habitam hoje o local.
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800