Da Redação - FocoCidade
Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, os principais centros comerciais de Várzea Grande tendem a receber cada vez mais clientes, o que também gera grande circulação de dinheiro e pessoas. Para aumentar a segurança da população e dos comerciários, a Guarda Municipal de Várzea Grande iniciou na segunda-feira (11) a operação "Natal e Ano Novo", com ações na região do Centro da Cidade envolvendo o contingente operacional e a parte administrativa da instituição.
A Guarda Municipal é vinculada a Secretaria Municipal da Defesa Social. O patrulhamento ostensivo e preventivo será reforçado nesta área, visando coibir práticas criminosas por oportunistas que tentam roubar, aliciar ou até praticar sequestros relâmpagos.
O objetivo, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Alexander Torres Maia, é garantir segurança e tranquilidade para população em um período em que a circulação de pessoas no centro e nas lojas é bem expressiva.
"Neste período aumenta a circulação de pessoas e também a movimentação de dinheiro. Por isso, a Prefeitura está colocando na área central guardas municipais para ajudar a oferecer mais segurança e tranquilidade ao cidadão na hora de passear com a família ou fazer compras. A ‘Operação Natal e Ano Novo’ tem como foco principal o patrulhamento comunitário e prevenção de ilícitos com a finalidade de garantir a segurança na área central, praças e parques públicos municipais. A extensão dos horários de atendimento ao consumidor permitirá a população efetuar as compras no período noturno, após o horário de trabalho e isso gerará aglomeração nas ruas, necessitando de maior segurança”, explica o secretário.
De acordo com o comandante da GM, Evandro Homero Dias, a Guarda Municipal vai manter observação permanentemente e também orientar munícipes e comerciantes para que adotem medidas de precaução, além de blitz com abordagem de condutores e motociclistas. Todo o comércio de Várzea Grande será coberto com rondas na parte comercial.
“As rondas dos agentes ocorrerão principalmente por motocicletas, mas também estarão integradas na operação viaturas garantindo o rápido acompanhamento e abordagem de suspeitos durante eventuais ocorrências. a Guarda vai focar o trabalho na prevenção. Com a presença dos agentes na parte comercial da cidade inibe possíveis furtos e roubos às pessoas que estarão realizando as compras de Natal e do Ano Novo. Também ajuda a prevenir possíveis assaltos aos estabelecimentos comerciais, que se tornam vulneráveis nesse período, devido ao grande fluxo de vendas”, disse.
Além de reforçar o patrulhamento nas vias de maior concentração de público durante o período que antecede as festas de final de ano, a Guarda Municipal também divulga cinco dicas básicas de segurança: Evite carregar altas quantias em dinheiro, dê preferência ao uso de cartões de débito e crédito; Evite usar o telefone celular em vias públicas para não se tornar um alvo fácil; Evite aceitar ajuda de estranhos; Caso esteja acompanhado de crianças, caminhe de mãos dadas e não tire a atenção delas; Não adquira produtos de procedência duvidosa. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas
Avô é condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável
Lei Magnitsky, anistia e o custo internacional das crises institucionais
TJ mantém fornecimento de fórmula especial a bebê
Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026
PC deflagra operação em Porto Esperidião e Glória D’Oeste
Wellington destaca sanção de lei sobre Justiça do Trabalho
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo