Alessandra Barbosa - Sicom
A Prefeitura de Cuiabá promoverá na próxima segunda-feira (20), data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, um grande evento de comemoração na Orla do Porto, a partir das 18h.
O evento conta com uma programação preparada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, por meio do projeto Kwanzaa, idealizado em homenagem ao dia que simboliza a luta do povo negro através dos movimentos de resistência pela igualdade racial e de direitos. Sob as bênçãos de São Benedito, o santo negro e padroeiro da Capital, a “Missa Afro” será conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton A. Santos.
Com o apoio da Igreja do Rosário e São Benedito, e o empenho do padre Marcos Antônio de Oliveira Santos foi possível contar com o Arcebispo da Capital Dom Milton Santos para presidir a oratória dedicada ao “Dia da Consciência Negra”, que também terá na liturgia, os célebres párocos de Rosário e São Benedito e da Igreja São Gonçalo.
“Levamos o convite ao nosso arcebispo Dom Milton, que imediatamente se prontificou a realizar a missa. Eventos como estes, são importantes, principalmente, para fazer esse resgate histórico entre as religiões. A função da igreja é mostrar que a fé cristã não compactua com nenhum tipo de diferença, preconceito ou discriminação. Além de que, essa é uma oportunidade de ressaltarmos o santo negro, o nosso São Benedito, que foi pobre e negro e, provou ser uma pessoa de tremenda sabedoria e que sempre foi um servo de Deus”, destacou o padre Marcos.
A Celebração contará ainda com a saudação dos representantes das religiões de matizes africanas, com o objetivo de cessar as diferenças e provar que todos são semelhantes diante de Deus, visando passar uma mensagem de paz e amor entre os povos.
“Quando se fala em paz e igualdade é tudo que todos nós buscamos. Mas o grande objetivo de tudo isso é reativar a nossa consciência, seja ela negra ou não, para a intolerância social. É um dia feito para repensarmos nossas ações com o próximo, para despertar em nós o sentimento de compaixão, ou seja, um dia de reflexão para todos nós. Quanto à religiosidade, estamos aqui para dar as mãos a todos que tenham fé em Deus e que nos procure”, assegura o representante do grupo Kunta Kinte, Alair Fernandes.
A “Missa Afro” também deverá ser realizada na região do grande CPA, que este ano está na sua 16º edição, com a participação diocesana católica, como também de igrejas evangélicas.
Segue a programação do projeto Kwanzaa
18h – Apresentação Capoeira de Angola
19h – Missa Afro – celebrado por Dom Milton
20h – Show “Divas Negras” – com 6 cantoras negras que farão uma viagem musical entre o rap, soul, MPB e o samba
21h – Intervenções culturais livres

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal