Da Redação - FocoCidade
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (30) a Operação Buracos, com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), atingindo estados como Mato Grosso. A PF cumpre mandados de condução coercitiva e busca em Cuiabá.
No conjunto das ações, cerca de 150 servidores, dentre policiais federais, auditores da CGU, TCU e Receita estão dando cumprimento a 23 mandados de condução coercitiva e 26 de busca, nos municípios de Rio Branco/AC, Porto Velho/RO, Pimenta Bueno/RO, Ji-Paraná/RO, e Araraquara/SP, além da Capital mato-grossense.
A operação conta ainda com a participação do Ministério Público (MPF), Controladoria-geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal.
O esquema investigado envolve servidores do Deracre, do DNIT/RO, além de empresários. Os valores eram pagos por serviços não executados e materiais que nunca seriam entregues. O grupo também se utilizava de funcionários fantasmas.
Três servidores do DNIT/RO foram afastados de seus cargos por suspeita de envolvimento com os crimes investigados.
Os recursos federais investigados eram destinados à construção, pavimentação, conservação e recuperação de rodovias federais, além da abertura, melhoramento ou recuperação de ramais. Estima-se que o prejuízo possa chegar ao montante de R$ 700 milhões.
São investigados os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Será realizada entrevista coletiva às 10h, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada na Rodovia BR 364, n. 3.501, Rio Branco/AC.
Obs.: O nome da operação faz referência a uma assertiva de que “no estado do Acre, buracos dão lucros para poucos!” (Com assessoria PF)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal