Da Redação - FocoCidade
Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a crise nos municípios, revela um quadro preocupante nas gestões públicas do Estado. Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no ranking dos municípios que pontuam evolução das despesas com pessoal, 13,55% na tabela.
Isso significa que as despesas em 2014 somaram R$ 3,5 bilhões, saltando em 2016 para R$ 4,6 bilhões, conforme o gráfico da CNM.
Esse quadro mostra que também estão em situação semelhante os estados de Mato Grosso do Sul, com aumento de 12,83% nas despesas da folha, e o Rio Grande do Sul, que somou 12,78%.
O estudo mostra ainda que 38 municípios de Mato Grosso estão na margem limite de gastos com pessoal em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), 10 em etapa emergencial e 12 com “limite estourado”.
CNM
Segundo a CNM, o cenário de aperto nas contas financeiras municipais é um reflexo de um aumento, nos últimos anos, da participação das contribuições na receita corrente da União em detrimento dos impostos. E para entidade, isso se configura uma injustiça, pois a Constituição impõe a divisão dos impostos entre os entes federados, enquanto que as contribuições estão isentas disso.
O levantamento da entidade apresenta, de forma detalhada, informações sobre: as quedas nas arrecadações dos últimos três anos; evolução do quadro de pessoal e gasto com a folha de pagamento; orçamento esperando no Projeto de Lei Orçamentaria (PLOA) x realizado este ano; repatriação no orçamento x realizado; queda dos Investimentos da União; execução dos Restos a Pagar (RAP); emendas parlamentares; obras paradas; precatórios; programas federais; e corte no Orçamento da Assistência social.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que “esta crise que é conjuntural e também sistêmica e assola há muitos anos as combalidas finanças públicas”. Ziulkoski lembra ainda que um dos pleitos que consta da pauta da CNM e do movimento municipalista é a participação dos municípios nesta arrecadação das contribuições da União, ou a inclusão delas na cesta que compõem os Fundos de Participação. (Com Agência CNM)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Prefeito entrega obra da Praça Rachid Jaudy e destaca homenagem a Dante
TCE: balanço lembra crivo da Corte de Contas sobre obras do Estado
A prisão de um político-militar: o que o futuro reserva ao general Braga Netto
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé