Onofre Ribeiro
Repetir que as nossas escolas fundamental, média e universidades estão fora do compasso da atualidade, não é novidade. Dentro da educação está se discutindo a lavagem geral do país pelo ângulo ideológico e partidário: Nós contra eles. Burrice maior não há!
Esgotaram-se todos os partidos políticos. Sem exceção. Velhos e novos. Meras conversas de renovação em cima das mesmas bases pra se obter poder político. Com o poder tomam-se os poderes municipais, estaduais e federal. E se repete o velho jogo das elites tradicionais que sempre sabotaram o crescimento nacional. E colonizaram a população.
Desta vez está havendo um fato novo. As elites tradicionais tomaram de assalto ao longo do tempo os poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Tribunais de Contas e todas as instâncias relacionadas à gestão pública. Isso foi lento e gradual ao longo de 500 anos. Mas de repente deixou de funcionar. A ambição foi tanta que elas começaram a guerrear entre si por mais poder. Auto-consumição!
Caíram, pela primeira vez, na desgraça popular. Enquanto a educação não traduz os fenômenos que estão por detrás, eles continuam vivos e errando. Não dependem da educação. A educação faria um enorme favor à nação se explicasse aos alunos o que está acontecendo. Não pela óptica ideológica de partidos políticos como tem feito historicamente. Mas pela ótica da realidade! Vivermos no futuro a realidade e não a política!
Contudo, caberia prestar muita atenção a esse momento do Brasil. Ele é único na sua História. Existe a real possibilidade de o Brasil tornar-se uma nação desenvolvida num tempo médio. Será a primeira vez. O ambiente mundial nos favorece e as nossas elites descuidaram de se renovar. Uma hora o bandido erra. É agora ou vai demorar mais décadas de futuro perdido.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande