Da Redação - FocoCidade
Preso no dia 30 de agosto acusado de uso indevido de maquinário público, com soltura assegurada pela Justiça em menos de 24h, o prefeito de Jangada, Ederzio de Jesus Mendes (PSB) classifica a decisão como "injusta e descabida".
Ederzio Mendes considera que o uso do maquinário da prefeitura em um curtume no município, que motivou a prisão, tinha o objetivo de evitar um desastre ambiental. O gestor explica que a pá carregadeira e patrol foram utilizadas na construção de um aterro e barreira de proteção para que os dejetos do curtume não atingissem o leito do rio Cuiabá. Além do prefeito, foram presos o secretário de Obras e dois tratoristas.
Mendes disse que a administração municipal tem o dever de zelar pelo bem-estar da coletividade e a iniciativa da gestão visava, única e exclusivamente, evitar a contaminação do rio, o que poderia provocar danos ambientais irreparáveis. “Não utilizamos o maquinário para favorecer um particular e sim, toda a comunidade” assinalou, completando que a contaminação poderia, inclusive, provocar o fechamento da empresa, que gera cerca de 400 empregos, ocasionando um grande problema social no município e região. O gestor cita a Lei Orgânica, que estabelece entre as competências do município elaborar e executar a política de desenvolvimento urbano com o objetivo de ordenar as funções sociais das áreas habitadas do município e garantir o bem-estar dos seus habitantes.
O prefeito destaca que a prisão provocou efeitos muito negativos e pode prejudicar futuros investimentos no município, considerando que está afugentando possíveis investidores. Mendes diz que estava aguardando a visita de cerca de 20 empresários do estado que iriam a Jangada para analisar a possibilidade de investir no município. “Dos 20, 18 já desistiram de conhecer o potencial local, devido à imagem negativa que o fato da prisão gerou e por temerem serem perseguidos no desenvolvimento da atividade empresarial na cidade”, frisou, completando que está trabalhando para recuperar a imagem do município, que sempre foi muito acolhedor e receptivo com visitantes e interessados em fomentar a economia na localidade.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Neurilan Fraga, se solidarizou com o prefeito e destacou que é necessário mudar a legislação para contribuir com a maior eficiência da atuação dos gestores públicos. “É preciso fazer uma adequação na Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe a utilização de máquinas rodoviárias e implementos agrícolas em propriedade particular, tendo em vista que o próprio governo federal disponibiliza maquinário para a recuperação e conservação de estradas pelas prefeituras. Além disso, o governo federal destina equipamentos agrícolas ao trabalho nas pequenas propriedades rurais com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e promover o escoamento da produção”, disse.
O caso
A Polícia Civil prendeu no dia 30 de agosto o prefeito de Jangada, Ederzio de Jesus Mendes (PSB), por uso indevido de maquinário público. A prisão se estendeu ao secretário de Obras, Marcos Antonio Bernadino e servidores públicos.
A denúncia da Promotoria de Justiça de Rosário Oeste foi apurada pela Polícia Judiciária Civil, pontuando que o arrendamento do curtume Jangada, localizado em Acorizal (62 km ao Norte), estaria há mais de 30 dias utilizando irregularmente uma pá-carregadeira e a patrola da Prefeitura de Jangada, prejudicando obras em benefícios dos moradores do município, que havia pedido que o maquinário fosse empregado em uma comunidade rural e não foram atendidos, sem maiores explicações. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal