Da Redação - FocoCidade
Tribunal de Contas do Estado (TCE) multou o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, e ao ex-secretário municipal de Finanças, Jamilio Adozino de Souza. Isso porque a auditoria apontou pagamentos em duplicidade e a inexistência de norma regulamentadora do fluxo de pagamento de despesas da prefeitura.
Esse foi o resultado do julgamento do processo nº 11.297-6/2017, ocorrido na sessão do Pleno de terça-feira (29.08). O processo, relatado pela conselheira substituta Jaqueline Jacobsen, tratava da Auditoria Coordenada de Movimentação Financeira dos Atos de Gestão da Prefeitura de Rondonópolis, uma iniciativa piloto do Tribunal de Contas executada pela Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento do Controle Externo – Sedecex/TCE-MT.
Entre os principais achados da auditoria destacam-se a ausência do registro de contas bancárias no sistema eletrônico denominado e-Safira, da Prefeitura Municipal, à ausência de normativo para regulamentar o fluxo de pagamentos; pagamentos realizados sem que houvesse a integração entre o sistema orçamentário/financeiro do Poder Executivo rondonopolitano com o sistema bancário utilizado; conciliação bancária realizada de forma manual e pagamentos em duplicidade.
Na decisão a conselheira recomenda que os atuais gestores do município adotem a normatização de rotina dos pagamentos e encaminhem as providências adotadas ao TCE-MT no prazo de 120 dias; que façam a integração dos sistemas orçamentário e financeiro com o sistema bancário, evitando assim possíveis prejuízos financeiros e encaminhem as providências adotadas ao Tribunal no prazo de 180 dias; registrem nos sistemas eletrônicos da Prefeitura Municipal as contas correntes que, porventura, forem abertas e enviem as informações a este Tribunal de Contas de forma fidedigna.
O voto da relatora foi seguido pela maioria dos integrantes do Pleno do TCE-MT, registrando-se o voto discordante em relação à aplicação de multas aos ex-gestores emitido pelo conselheiro Waldir Júlio Teis. A multa foi de 12 UPFs. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal