• Cuiabá, 08 de Setembro - 2025 00:00:00

Jovem tem grave infecção após tratamento; clínica coloca culpa em paciente


REPORTERMT - CAROL SANFORD

Após viver dias de verdadeiro “terror”, a jovem Maria Clara Borges resolveu contar a peregrinação e o sofrimento pelos quais passou com uma infecção desencadeada pelo tratamento malsucedido de um dente. A mãe da Maria Clara, jornalista Flávia Borges, foi ao Facebook denunciar o caso, após ter protocolado uma reclamação junto ao Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

Maria Clara iniciou um tratamento odontológico na Clínica Odonto Excellence, em Várzea Grande em junho deste ano.

Um dos dentistas, Ailson Nascimento, mexeu em um dos dentes, chegando a causar uma pequena hemorragia. Uma outra dentista foi chamada, porque o doutor Ailson percebeu que tinha feito algo errado e que aquele sangramento não era normal”, explica a mãe de Maria Clara.

Segundo ela, ao mexer em um outro dente, a endodontista que atende na clínica teria dito ao dentista Ailson: cuidado, não vá cometer o mesmo erro daquele dia.

“Ele fechou o dente com algum problema (não entendo acerca dessa parte técnica, pois sou jornalista e não dentista). O fato é que alguns dias depois o rosto da minha filha começou a inchar, muito, muito mesmo. Ela voltou à clínica. Uma nova dentista ficou chocada com o "estrago" e abriu o dente, na tentativa de drenar”, explica a mãe da jovem.

Na terça-feira (22) Maria Clara retornou à clínica, em busca de ajuda. Ela conta que estava com muita dor e com o rosto muito inchado. Na ocasião, quatro dentistas se reuniram e disseram à jovem que não podiam fazer nada. Maria Clara pediu então que o dentista que havia atendido ela fosse chamado. Ele, porém, se recusou a ir até a sala em que ela estava. Diante da negativa, as demais dentistas mandaram que Maria Clara procurasse uma Unidade de Saúde da Família (UPA) para tomar uma Benzetacil, injeção indicada no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina.

“Levei ela a um hospital particular e o médico que a atendeu entrou imediatamente com antibiótico via intravenosa. Tive que contratar um bucomaxilo para acompanhar o caso, visto que se tratava de uma infecção devido a problemas no dente”, explica a mãe.

Ela conta que o médico disse que se tratava de um quadro infeccioso grave, que poderia evoluir muito rapidamente, podendo até mesmo gerar a internação de Maria Clara na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Maria Clara permaneceu quatro dias internada, tomando antibióticos, motivo pelo qual teve que parar de amamentar seu filho, um bebê de cinco meses.

“O dr Ailson me ligou na quinta-feira, de um número restrito, perguntando se ela já tinha tido alta. Ele disse que entraria em contato com o bucomaxilo que estava fazendo o atendimento da minha filha, mas não ligou”, afirma Flávia.

“A clínica foi procurada e negou atendimento, sempre com muita prepotência por parte dos pseudo profissionais que ali trabalham. Nenhum deles acompanhou o caso. Ninguém se dispôs a sequer pedir desculpas, quanto mais a arcar com os custos que tivemos”, desabafa a mãe de Maria Clara.

Outro lado 

O gerente da Clínica Odonto Execellence de Várzea Grande, Wender Carneiro, afirmou que a culpada pelo problema foi a paciente, que faltou a consultas posteriores. Questionado sobre o dentista Ailson Nascimento, Wender afirmou que o profissional trabalha há cerca de três meses na clínica e que é um absurdo colocar em xeque o nome do dentista, que tem “uma carteira de cerca de 350 pacientes”.“Ele atende em média 40 pacientes todos os dias”, diz o gerente. 




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