• Cuiabá, 23 de Agosto - 2025 00:00:00

?Distritão é um atraso e enfraquece os partidos?, dispara especialista eleitoral


Da Redação - FocoCidade

O tema “reforma política” é alvo de críticas e está longe de atender anseios de mudanças da sociedade, mesmo estando na linha da votação. Para o advogado especialista em Direito Eleitoral, Hélio Ramos, o “distritão é um atraso, porque enfraquece os partidos”.

“Distritão é um atraso, enfraquece os partidos, personaliza a campanha e acaba com a renovação, pois os mesmos continuarão. Distrital misto em que modelo? Há várias propostas, pode ser uma coisa interessante desde que se mantenha o sistema de listas abertas, ou se forem fechadas que os partidos tenham regras claras de democracia interna. São muitos pontos controversos, cheios de prós e contras”, assinalou.

O financiamento público de campanha é outro ponto polêmico. O advogado acentua ser contrário à proposta, sugerindo vias alternativas para subsidiar a campanha. 

“Sou contra. Os partidos têm que se manter, buscar formas alternativas de se sustentarem, as ONGs conseguem, os partidos também podem, ademais já gastamos R$ 819 milhões com o atual fundo partidário, e na atual crise do país R$ 3,6 bilhões devem ir pra Saúde e pra geração de empregos”, disparou.

A proposta de reforma política (PEC 77/03) deve ser destaque da pauta do Plenário da Câmara Federal na terça-feira (22). Os debates acerca do texto já foram encerrados, propondo entre vários itens a alteração do sistema eleitoral para o Legislativo e um fundo para financiar as eleições. 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: