Da Redação - FocoCidade
O tema “reforma política” é alvo de críticas e está longe de atender anseios de mudanças da sociedade, mesmo estando na linha da votação. Para o advogado especialista em Direito Eleitoral, Hélio Ramos, o “distritão é um atraso, porque enfraquece os partidos”.
“Distritão é um atraso, enfraquece os partidos, personaliza a campanha e acaba com a renovação, pois os mesmos continuarão. Distrital misto em que modelo? Há várias propostas, pode ser uma coisa interessante desde que se mantenha o sistema de listas abertas, ou se forem fechadas que os partidos tenham regras claras de democracia interna. São muitos pontos controversos, cheios de prós e contras”, assinalou.
O financiamento público de campanha é outro ponto polêmico. O advogado acentua ser contrário à proposta, sugerindo vias alternativas para subsidiar a campanha.
“Sou contra. Os partidos têm que se manter, buscar formas alternativas de se sustentarem, as ONGs conseguem, os partidos também podem, ademais já gastamos R$ 819 milhões com o atual fundo partidário, e na atual crise do país R$ 3,6 bilhões devem ir pra Saúde e pra geração de empregos”, disparou.
A proposta de reforma política (PEC 77/03) deve ser destaque da pauta do Plenário da Câmara Federal na terça-feira (22). Os debates acerca do texto já foram encerrados, propondo entre vários itens a alteração do sistema eleitoral para o Legislativo e um fundo para financiar as eleições.


Valzete disse:
20 de AgostoMuito boa a materia Dr heio ta super cero momentos dificil a prioridade neste momento de grise geral no pais os politicos no congresso tinha que ajudar o brasil isso uma vergonha
Veja mais:
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC