Da Redação - FocoCidade
Governo do Estado e prefeitura de Cuiabá selaram parceria para ações que visam a revitalização do entorno do Centro histórico de Cuiabá. Um plano de trabalho foi discutido em reunião que contou com representantes do Estado e do município, na quarta-feira (17).
A previsão é que em 15 dias um estudo sobre as melhorias que serão implantadas já esteja concluído, e a partir de então, uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura Municipal de Cuiabá vai promover as readequações necessárias.
As ações serão realizadas na Praça da Mandioca, Beco do Candieiro, Orla do Porto, Morro da Luz e Praça Ipiranga. A questão levantada pelos gestores de segurança pública é que nestes locais há aglomerações de usuários de drogas, o que favorece a depredação de prédios públicos e privados, furtos e acúmulo de lixo.
Além das forças de segurança pública, serão trazidos para o grupo de trabalho a Vigilância Sanitária, Infraestrutura, Assistência Social e Médica.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que ações ostensivas já têm sido realizadas pelas polícias, mas é necessário um trabalho mais amplo e com a participação mais efetiva das unidades para promover a mudança do cenário.
“O governo do Estado tem investido na segurança pública e isso tem nos possibilitado, por meio das forças de segurança diminuir os índices criminais, principalmente nos grandes centros e na área central de Cuiabá. Nós reduzimos os crimes principais que mais afetavam a população, que são homicídios e roubos. Entretanto, nós ainda não conseguimos atingir a redução necessária em furtos e do comércio ilegal de drogas. Junto com a Prefeitura de Cuiabá iremos desenvolver um conjunto de ações para que tenhamos condições de melhorar a convivência no local”, enfatizou.
“Muitas pessoas transitam pelo centro de Cuiabá e é facilmente perceptível os lugares que servem para práticas criminosas. Vamos trabalhar integrados para fazer o fechamento definitivo destes locais trazendo ainda iluminação pública. Tenho convicção que com esta parceria teremos condições de mudar a história do centro e transformá-lo em um espaço urbanizado”, acrescentou.
Visando garantir uma melhor aparência para a comemoração “Cuiabá 300 anos”, o secretário municipal de Ordem Pública, coronel PM Leovaldo Sales, disse que este é o momento de unir forças e trabalhar em prol da capital de Mato Grosso.
“Avaliamos e pensamos em ações integradas para enfrentamento da realidade que hoje transforma o centro de Cuiabá em um espaço de vulnerabilidade. Um dos problemas é o tráfico de drogas e aqui na reunião criamos um grupo de trabalho para buscar uma solução que seja planejada, sistemática e duradora, no sentido de combatermos não apenas o tráfico de drogas, mas toda situação que faz com o centro de Cuiabá seja um espaço violento e desordenado”, asseverou.
Participaram ainda da reunião o secretário de Integração Operacional e Inteligência, Gustavo Garcia, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, o subchefe do Estado Maior, coronel PM Jonildo Assis, a diretora geral adjunta da Polícia Judiciária Civil, Silvia Pauluzi, o diretor metropolitano, Anderson Veiga, a diretora adjunta da Politec, Alessandra Puertas e o diretor operacional adjunto, tenente coronel BM Átila Wanderley. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal