Em 10 anos o custo do frete para escoamento da produção em Mato Grosso subiu 228%, contrastando com os Estados Unidos, que pontuou 53% e Argentica, somando 42%. Esses dados foram apresentados por representantes do Fórum Pró-Logística, nesta segunda-feira (7), em audiência pública, na Assembleia Legislativa, em evento sob organização do Senado.
Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, o senador Wellington Fagundes (PR), destacou que "o produtor de soja estima perder 40% do valor bruto do frete para escoar a produção para os portos do Sul e Sudeste". Assinalou ainda que "o Estado tem o maior custo-frete rodoviário do país".
O evento discutiu alternativas para melhorar a malha ferroviária, hidroviária, além de consolidar planos para o transporte rodoviário em Mato Grosso.
Representantes do Ministério dos Transportes assinaram as ordens de serviço para construção de oito pontes ao longo da BR-242, no trecho entre Nova Ubiratã e Querência, na região do Vale do Araguaia.
Nesta tarde também foi pontuado o lançamento das obras de duplicação da BR-163, no trecho entre Cuiabá e Serra de São Vicente. A duplicação desse trecho – o último de responsabilidade do Governo Federal – faz parte do processo de concessão da rodovia, ocorrido em 2014, na terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística, do Governo Federal.
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