Onofre Ribeiro
A Câmara de Vereadores de Cuiabá deverá aprovar nesses dias a criação de uma secretária extraordinária para construir o projeto das comemorações dos 300 anos de Cuiabá. À primeira vista, tudo bem. Num segundo olhar cabe discussões. De fato é relevante que os 300 anos da capital sejam comemorados. Tanto em respeito à história antiga, como a recente, a atual e a futura. Quanto a isso penso que as discussões não merecem grandes reparos.
Mas o que está em jogo é o que fará essa secretaria, com seus cargos em comissão e tecnocratas comprando computadores, pick-ups de luxo, alugueis e tecnocratas viciados na tradicional paralisia do serviço público. Quando chegar a hora das comemorações vir a correria de terceirizar tudo de última hora sob justificativas conhecidas da burocracia e da sua ineficiência. Faca de dois gumes. O que pode ser uma solução hoje poderá ser uma dor de cabeça amanhã.
Do ponto de vista da História e do marketing as comemorações são muito oportunas, Cuiabá não é mais a capital de um estado pobre, como foi na comemoração dos 250 anos em 1969. Tinha menos de 100 mil habitantes. Hoje tem 600 mil. O estado tinha na época pouco mais de 1 milhão de habitantes nas regiões Norte e Sul, depois separadas em 1979. Atualmente os 141 municípios não tem perfeita harmonia com Cuiabá. Muitas origens das pessoas e as distâncias enormes.
Será uma oportunidade de nivelar um pouco essas desigualdades regionais e étnicas. Além de reconhecer a grande importância de Cuiabá como a capital do estado e como a mais importante cidade do estado, além de maior núcleo urbano. O Brasil pouco conhece Cuiabá. No Sul e Sudeste ainda vigoram velhas idéias do passado. A Vila do Arraial do senhor Bom Jesus de Cuiabá ficou lá na História.
Planejar essas comemorações será tarefa pra gente grande e competente! Que se registre isso. Não caia o prefeito da cidade na tentação de nomear “amigos e indicados” pras funções-chaves da secretaria extraordinária dos 300 anos de Cuiabá. O risco de ser um sucesso é enorme. Mas o risco de um grande fiasco também é muito grande!
Onofre Ribeiro é jornalista em Matof Grosso
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso