Da Redação - FocoCidade
O Sindicato dos Conciliadores de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Sindicon), por meio de nota, questiona o Balanço Social 2016 da Concessionária de Energia Elétrica do Estado (Energisa), publicado no Diário Oficial do Estado, apontando ter atendido em 100% o total de 5.708 reclamações.
Segundo o sindicado, os dados considerados pela Energisa são incompatíveis aos registros junto ao Procon e dados oficiais do Estado.
De acordo com a presidente do Sindicon, Cristiane Vaz dos Santos Sousa, "primeiramente é de bom alvitre esclarecer que tais números não correspondem com a verdade".
Confira a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA DE CONTESTAÇÃO AO BALANÇO SOCIAL DA ENERGISA/MT
"O Sindicato dos Conciliadores de Defesa do Consumidor de Mato Grosso torna público que tomou conhecimento que a Concessionária de Energia Elétrica do Estado - ENERGISA publicou o seu Balanço Social 2016 no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso nº 26988 de 27 de março de 2017 e, na página 228, informa um total 5.708 (cinco mil, setecentos e oito) reclamações e 100% de atendimento/solução dessas demandas.
Primeiramente é de bom alvitre esclarecer que tais números não correspondem com a verdade, visto que deveriam computar os atendimentos registradas em todas as unidades de PROCON, situados no Estado de Mato Grosso, inclusive aqueles que ainda não estão utilizando o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC e ainda considerando dados oficiais do Ministério da Justiça, órgão que coordena a Política Nacional das Relações de Consumo, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor revelam que dentre os 34 (trinta e quatro) Procons integrados foram registrados em 2016 o total de 8.137 (oito mil, centro e trinta e sete) reclamações, conforme consta o Boletim SINDEC 2016, fls. 29.
O mesmo documento também demonstra que a ENERGISA/MT é a penúltima concessionária em resolução no país, com índice de solução de 63,9%, dado baixo se considerado que a mesma empresa resolve 89,5% em Mato Grosso do Sul (fls.12).
A Reclamada Energisa lidera o ranking de reclamações no PROCON Estadual de Mato Grosso há pelo menos dois anos e os consumidores mato-grossenses padecem pela falta de qualidade na prestação dos serviços e pelo tratamento que recebem da empresa em seus postos de atendimento e pelos seus técnicos.
Assim é inaceitável a informação de que 100% das Reclamações foram atendidas, pois nós que atuamos no PROCON/MT, na defesa dos consumidores sabemos que tal afirmação divorcia-se completamente da verdade, pois temos muitos processos com sanção administrativa de multa aplicada e muitos outros aguardando decisão.
Desta forma, manifestamos nossa absoluta discordância com os números apresentados, bem como não compactuamos com empresas que lesam os consumidores e não demonstram uma efetiva intenção de melhorar o seu atendimento, adotando condutas que resolvam suas demandas e minimizem os prejuízos causados aos seus clientes.
A presente nota está sendo encaminhada aos órgãos de regulação e controle tal como AGER, ANEEL, Ministério Público Federal e Estadual, bem como acionistas da empresa para que acompanhem e, principalmente, fiquem atentos as informações prestadas concernentes à qualidade dos serviços prestados, satisfação do cliente, resolução das demandas nos órgãos de defesa do consumidor e provisões estimadas quanto aos custos fiscais, vistos que destoa o apresentado da realidade fática."
Cristiane Vaz dos Santos Sousa
Presidente do SINDICON/MT
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