• Cuiabá, 24 de Agosto - 2025 00:00:00

Eleição em Alto Taquari é marcada por flagrante de compra de votos


Da Redação - FocoCidade

A eleição suplementar realizada no domingo (2) em Alto Taquari, que elegeu Fabio Mauri Garbugio (PTB) prefeito do município, também registrou crimes eleitorais, como tentativa de compra de votos.

O suplente de vereador, que atualmente está em exercício de Alto Taquari, Zumiel Barbosa Machado foi preso às 11h20 de ontem na região central do município portando uma lista com nomes de 16 eleitores e em seu celular foi encontrada uma conversa (whatsapp) com uma cidadã onde oferece vantagem indevida em troca de voto à favor da chapa majoritária composta pelos candidatos Vanderley Santeiro Teodoro (prefeito) e Gregório Tolentino Moretti de Almeida (vice-prefeito).

O delegado Thiago Damaceno lavrou o flagrante delito pelo cometimento do crime descrito no artigo 299 do Código Eleiotoral (compra de votos). O ato foi registrado no Inquérito Policial de número 49/2017. Após pagar fiança o vereador foi liberado no final do dia.

Também foram registrados três Termos Circunstanciados de Ocorrências - ameaça, injúria e transporte ilegal de eleitores. Os envolvidos foram intimados e nos próximos dias prestarão depoimento. Nestes casos, os fatos serão investigados para verificação da veracidade das informações.

Uma urna eletrônica foi substituída às 16 horas.

Estrutura

Para a realização da eleição no município, a Justiça Eleitoral contou com quase 150 colaboradores (mesários, merendeiras, escrutinadores, motoristas entre outros) que atuaram em três locais de votação (Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, Centro de Educação Infantil Professora Maria Auta Medeiros de Oliveira, e Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes). Para garantir a segurança da sociedade, as Polícias Militar e Civil, juntas, disponibilizaram 20 efetivos. O custo do pleito foi de aproximadamente 100 mil. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: