• Cuiabá, 04 de Setembro - 2025 00:00:00

Gaeco desarticula organização criminosa ligada à AL e TCE


Da Redação - FocoCidade

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta terrça-feira a Operação Convescote, dando cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, todos expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado da Capital. Também estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 04 mandados de condução coercitiva.

Entre os presos estariam Karinny Muzzi, esposa do ex-vereador de Cuiabá, Paulo Sérgio Serafim de Oliveira, o “Paulinho Brother, e o ex-secretário de Administração de Várzea Grande nas gestões de Tião da Zaeli e Walace Guimarães, Marcos José da Silva.

A ação é composta por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar.

Além dos Policiais Civis e Militares, Promotores de Justiça e Delegados de Polícia do GAECO, estão participando do cumprimento dos mandados judiciais policiais do Batalhão de Operações Policiais (BOPE), Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (ROTAM), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Força Tática de Cáceres e Várzea Grande, totalizando mais de 100 agentes envolvidos na deflagração da operação.

A operação visa desarticular uma organização criminosa engendrada para saquear os cofres públicos, notadamente recursos públicos da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e Tribunal de Contas do Estado de Mato  Grosso, por intermédio da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESP).

Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão servidores do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário, funcionários da FAESP e empresários. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: