Da Redação - FocoCidade
A distribuidora Cuiabá Carnes foi interditada pela prefeitura por falta de alvarás de funcionamento do Corpo de Bombeiros, localização e de Vigilância Sanitária. Caso a empresa descumpra a ordem de adequação à legislação, toda a mercadoria e os instrumentos para o trabalho serão apreendidos, conforme alerta da gestão.
A operação aconteceu na noite da quarta-feira (24), a partir de uma denúncia realizada por moradores da região, que reclamavam do intenso barulho de caminhões durante as madrugadas. O flagrante é fruto de uma parceria firmada entre as secretarias municipais de Ordem Pública, Saúde e a Polícia Militar.
“Recebemos uma série de reclamações a respeito do estabelecimento, que realizava uma movimentação noturna incomum, com caminhões circulando de maneira irregular e barulhenta, atrapalhando o período de descanso da comunidade da Chácara dos Pinheiros. Devido à estranheza do trabalho realizado pela empresa, muitos julgavam que o local seria um frigorífico clandestino, o que não é o caso. No entanto, no ato da ação constatamos que o empreendimento estava com todas as suas autorizações para funcionamento vencidas, sendo elas correspondentes ao ano de 2016. Considerando também que o local se encontrava em condições estruturais inadequadas, interrompemos o funcionamento do espaço por tempo indeterminado”, afirmou Leovaldo Salles, secretário municipal de Ordem Pública.
Além da ausência da documentação necessária para assegurar o regular cumprimento das atividades, o estabelecimento também não possui a autorização especial necessária para funcionar em horários alternativos, como estava fazendo. Outros problemas encontrados durante a ação foram a declaração incorreta da metragem do espaço e o descumprimento de normas básicas de segurança.
“O proprietário do centro de distribuição alegava em suas documentações que o espaço ocupava apenas 150 metros. No entanto, a área ocupada é significativamente maior, ultrapassando os 1.600 metros. Além disso, a estrutura física dos galpões é precária e insalubre, desrespeitando as leis sanitárias. As regulamentações básicas de segurança também foram violadas, como o uso de equipamentos de proteção individual, que não eram adotados pelos funcionários do centro”, revelou Noelson Carlos Silva Dias, secretário-adjunto de Apoio à Segurança Pública.
Com as atividades do empreendimento suspensas, o centro de distribuição Cuiabá Carnes só poderá reabrir suas portas mediante a plena regularização de toda a documentação, bem como o cumprimento das normas de vigilância sanitária e segurança do trabalho. Para coibir qualquer futura irregularidade ou o descumprimento da interdição, a Secretaria Municipal de Ordem Pública já está realizando um monitoramento do local.
“Não vamos permitir que a empresa volte a atuar em descumprimento com a lei e por isso uma de nossas equipes de fiscais está acompanhando de perto toda e qualquer movimentação na região, para que nem os caminhões – que também foram apreendidos por estar em situação irregular –, nem os funcionários, voltem a trabalhar corriqueiramente sem as devidas adequações. E caso a empresa descumpra esta ordem, toda a mercadoria e os instrumentos para o trabalho serão apreendidos”, concluiu Benedito Alfredo Granja Fontes, secretário-adjunto de Fiscalização. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas