Da Redação - FocoCidade
O levantamento realizado pelo Procon estadual mostra novamente a liderança da energia elétrica no quadro de reclamações. Em abril foram registrados 366 atendimentos. Em março, foram 636.
No mês de abril, o Procon Estadual registrou 2.366 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.521 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram 845 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 795 atendimentos. Depois liderança da "Energia Elétrica", seguem registros de “Água e Esgoto”, que teve 223 reclamações e “Telefonia Celular”, com 135.
Em segundo lugar está a área “Assuntos Financeiros”, com 311 reclamações: 152 para a categoria “Banco Comercial”, 54 para “Cartão de Crédito” e 26 para “Cartão de Loja”.
A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 175 atendimentos, sendo 39 para “Escola” (pré, 1º, 2º graus e superior), 35 para “TV por Assinatura” (Cabo, Satélite, etc.) e 34 para “Estabelecimento Comercial (Supermercado, Loja, Padaria, Locadora, Frutaria, etc.)”.
Já a área “Produtos”, com 171 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 45 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 21 “Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico” (Agulha, Fone de ouvido, Bateria, etc.) e nove para “Geladeira e Freezer”.
A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 38 reclamações, seguida de “Habitação” com 23 registros e em último lugar está a categoria alimentos com oito reclamações.
Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 845 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 386 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 255 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 109.
Na quarta posição da plataforma está a categoria “Transportes”, com 28 reclamações. Em quinto lugar aparece a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 25 registros; em sexto lugar a categoria “Demais Produtos”, com 21 reclamações; na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com 12 reclamações; e em oitavo a área “Turismo/Viagens”, que cinco registros.
A área “Saúde” ocupa a nona posição com três registros e, na décima posição, está a categoria "Água, Energia e Gás" com apenas um registro. As áreas “Alimentos”, “Educação” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de abril na plataforma http://www.consumidor.gov.br.
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (ALMT), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800