Da Redação - FocoCidade
O limite de gastos públicos entra em debate na segunda-feira (10), em audiência pública na Assembleia Legislativa, com participação de representantes da OAB. O assunto é complexo e passa por estudos no Governo do Estado, com meta de ser encaminhado em breve ao Poder Legislativo.
Na audiência entram em pauta temas como o congelamento de repasse aos poderes e órgãos autônomos do Estado, congelamento nos reajustes e progressões funcionais das carreiras e aumento da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%.
O evento foi requerido pelo professor e deputado estadual Allan Kardec (PT). “Queremos que essa Casa seja protagonista nessa discussão e não mera coadjuvante”, afirma Allan. Os deputados Valdir Barranco (PT), Zeca Viana (PDT) e Janaína Riva (PMDB) também assinaram o requerimento para a audiência.
O teto de gastos, conforme vem sendo anunciado pela imprensa, deve ser dividido em três projetos de lei ou emenda constitucional para enquadrar Mato Grosso no Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e Distrito Federal planejado pelo Governo Federal.
Allan ressalta que o debate deve ser feito diante da divergência de dados. Nota técnica conjunta da Associação de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sindicato dos Trabalhadores do TCE, Associação dos Técnicos de Controle Público e Associação dos Aposentados e Pensionistas do TCE aponta que não há justificativa técnica para o envio das mensagens porque Mato Grosso não estaria em grave desequilíbrio fiscal, além do fato de que as imposições determinadas pelo Governo Federal ferem a autonomia dos estados. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado