• Cuiabá, 22 de Dezembro - 00:00:00

Procon fará ação em combate ao ?superendividamento?


Da Assessoria

Aquelas ‘parcelinhas que cabem no bolso’, somadas, geram o chamado ‘superendividamento’ em longo prazo. Esclarecer sobre o tema será a campanha nacional do Procon deste ano e a unidade da superintendência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promoverá ação para visitantes e servidores na sede da Casa de Leis no próximo dia 15. O objetivo é marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março de cada ano.

O coordenador do Procon/AL, Carlinhos Telles, explicou que a ação será orientativa, das 09h às 17h, nas dependências da Assembleia, com ponto de apoio no saguão da instituição. A equipe, identificada com camiseta da campanha, distribuirá panfletos sobre o superendividamento e como evitá-lo ou sair dele.

Carlinhos faz forte combate ao bordão ‘parcelinhas que cabem no seu bolso’, pois explica que leva ao pensamento que aquele valor nem comprometeria o orçamento familiar, mas, somado a outras despesas mensais e, considerando que o parcelamento é longo, outras demandas aparecem no período. “O círculo vicioso surge quando se esquece da conta de luz, de água e assume 72 parcelas de automóvel, 12 parcelas de uma tevê grande”, exemplifica.

Uma dica, segundo Carlinhos, é refletir se aquela nova compra ou despesa é importante. “Precisa pensar: o que acontecerá se eu não comprar esse produto? Se a resposta for ‘nada’, não compre! Porque ele não é necessário”.

“Combater esse mal”, como Carlinhos classifica, cumpre a função orientativa do Procon, uma das atividades do órgão fiscalizador do cumprimento dos direitos do consumidor.

Dia Mundial do Consumidor

O 15 de março foi escolhido mundialmente como Dia do Consumidor, pois foi nessa data, em 1962, que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy enviou ao Congresso uma mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores, dentre os quais direito à segurança, à informação e à escolha.

A data foi acolhida mundialmente pela Organização das Nações Unidas em 1985 e, no Brasil, foi instituída por meio da Lei nº 10.504, em 2002.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: