FOLHAMAX - CARLOS DORILEO
O ex-deputado José Riva presta depoimento na tarde desta sexta-feira à juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, em várias ações criminais decorrentes da Operação Arca de Noé. O ex-deputado e ex-conselheiro Humberto Bosaipo, réu no processo, foi intimado a comparecer a audiência e também pode prestar depoimento.
Riva e Bosaipo são acusados de desviarem recursos da Assembleia Legislativa utilizando as factorings de João Arcanjo Ribeiro. De acordo com o Ministério Público Estadual, eles desviaram até R$ 500 milhões em valores atualizados.
O suposto esquema funcionaria por meio de uma simulação de gastos com empresas de fachada para desvio de dinheiro público.
Existe a expectativa de que o ex-presidente da Assembleia Legislativa confesse os desvios de recursos e apontem outros beneficiários. Em ações relativas a Operação Ventríloquo, Sodoma e algumas da Arca de Noé, o ex-presidente da Assembleia já adotou a estratégia de admitir crimes.
VEJA TUDO COM DETALHES
15h26 - Segundo o ex-deputado, as dívidas foram pagas por meio de empresas de fachada que estão na "Operação Arca de Noé". Ele afirma ainda que a participação de Humberto Bosaipo, seu companheiro de Mesa Diretora, é proporcional a sua.
15h23 - Em relação ao CDC junto ao Bancor Real, o ex-deputado confirma que não eram para pagar servidores, mas sim as dívidas da Assembleia. Segundo ele, na relação de pessoas beneficiadas, tinham supostos funcionários que não eram servidores do legislativo.
O ex-deputado afirma ainda que cheques administrativos foram usados para pagar dívidas com factoring, João Arcanjo Ribeiro e outras. "Os servidores não eram pagos com cheques".
15h17 - Em relação ao último depoimento, onde já havia confessado a existência de desvios, o ex-deputado diz que não há nada o que acrescentar. Ele, porém, entrega a juíza Selma Arruda uma relação de cheques que teriam sido pagos a João Arcanjo Ribeiro.
15h12 - Porém, o ex-deputado afirma que quer fazer uma observação em relação a denúncia e diz que os irmãos Joel e José Quirino não são seus conhecidos e podem pertencer ao grupo político de Humberto Bosaipo. "Que cada um carregue a sua carga", declarou.
15h09 - Representantes do MPE afirmam ao ex-deputado que vão questioná-lo sobre o processo do CDC do Banco Real. Após leitura da denúncia, ele diz que grande parte dela é verdadeira.
15h00 - Após muito debate entre as partes, finalmente vai começar o depoimento da Riva. Réus e co-réus no processo, incluindo Humberto Bosaipo, deixam a sala. A primeira ação da qual ele falará diz respeito a um CDC no Banco Real feito por servidores da Assembleia.
14h30 – José Riva e Humberto Bosaipo já estão na sala de audiência. Acompanhados de seus respectivos advogados, eles mantém uma distância entre si.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC vistoria Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande
Entidade critica: Brasil aumenta conta de água com nova tributação
Investigação apura fraudes de R$ 40 milhões contra Banco do Brasil
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
MP pede criação de Centro de Atenção Psicossocial e fixa prazo de 90 dias
Projeto cria programa de estatísticas da população negra para avançar nas políticas públicas
Emanuel: novo Aquário será maior complexo turístico de Cuiabá
Mais mulheres CEOs, por favor!
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1
O caso de um pescador...