Da redação - Foco Cidade
Somente em janeiro deste ano, o Procon Estadual registrou 2.612 atendimentos, dos quais 1.778 presenciais e 834 reclamações online.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 930 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 453 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 217 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 155 reclamações.
O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros”, com 311 reclamações, sendo que foram 94 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 61 para “Cartão de Loja” e 47 para “Cartão de Crédito”.
A área “Serviços Privados” está em terceiro lugar do ranking, com 246 atendimentos: 70 para “TV por Assinatura” (Cabo, Satélite, etc.), 42 para “Estabelecimento Comercial” (Supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) e 39 para “Escola” (Pré, 1°, 2° graus e superior)”.
Já o setor “Produtos”, com 242 registros, ocupa a quarta posição, com 242 procedimentos para “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 13 para a categoria “Eletrônico Importado”, e 11 para “Móveis para quarto”.
O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 29 reclamações, seguido pela área “Habitação”, com 18 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Alimentos”, com apenas duas reclamações.
Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 834 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 364 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 246 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 133 registros.
Em quarto lugar está a categoria “Demais Produtos”, com 33 registros. “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” ficou na quinta posição do ranking, com 22 reclamações, seguido de “Demais Serviços” que, com 16 registros, ocupa a sexta posição. No sétimo lugar aparece “Transportes”, com 12 reclamações, seguido de “Saúde” que, com quatro reclamações, está na oitava posição.
A categoria “Alimentos” ficou na nona posição, com dois registros. Já as áreas “Água, energia e gás”, e “Turismo/viagens” ficaram empatadas na décima posição, com um registro apenas. As categorias “Educação” e “Habitação” não tiveram nenhuma reclamação registrada no mês de janeiro na plataforma www.consumidor.gov.br .
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h30. No Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operadoras de internet: um pesadelo real
AL: adiada votação do orçamento de R$ 38 bi; incentivos superam R$ 13 bi
Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano
Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
Operação prende homem que usava perfis falsos para assediar crianças
Síndico xinga moradora e é condenado a pagar R$ 15 mil de indenização
Como o iBPMS pode auxiliar na identificação de oportunidades para otimização de processos
Prefeitura de Cuiabá debate orçamento 2025 de quase R$ 5 bilhões
Operação da PF derruba esquema de venda de vagas e constata assédio sexual
Gaeco prende em Mato Grosso acusados de aplicar golpe contra idosos