Agência Senado
O Senado e o Ministério do Turismo darão início em fevereiro a um acordo de cooperação assinado em dezembro de 2016 para compartilhar iniciativas na área de transparência. A parceria surgiu do interesse do ministério em conhecer melhor o Índice de Transparência do Legislativo, concebido pela Secretaria de Transparência do Senado (STrans) em parceria com o Conselho de Transparência e Controle Social da Casa.
O Índice de Transparência do Legislativo é um modelo de avaliação da transparência das casas legislativas do país que utiliza critérios de análise como participação e controle social, transparência legislativa, transparência administrativa e aderência à Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11).
As atividades começarão com uma reunião com a Secretaria de Transparência e devem se estender até maio. De acordo com Florian de Abreu, assessor técnico da STrans, apesar de o acordo prever apenas palestras do Senado para os servidores do ministério, o ganho não será unilateral.
— Por meio desses encontros, esperamos obter uma maior divulgação do Índice de Transparência do Legislativo, além de promover uma aproximação com outros órgãos da administração pública — disse.
A ideia do Ministério do Turismo é utilizar o Manual do Índice de Transparência do Poder Legislativo como modelo para implantar medidas semelhantes que atendam tanto a instituição quanto todo o Poder Executivo. Para Florian, mesmo que o Senado já seja referência para outros órgãos públicos na área de transparência, sempre há espaço para melhorias.
— Apesar de quase todos os dados referentes à administração da Casa e à atividade legislativa estarem disponíveis para o público, a nossa meta é tornar esses dados no Portal da Transparência cada vez mais compreensíveis para todos os cidadãos — ressaltou.
Senado como modelo
Na assinatura do acordo, Ítalo Oliveira Mendes, diretor de Administração da Secretaria Executiva do ministério, elogiou a transparência do Senado, afirmando que é um modelo a ser seguido.
— No diálogo com a sociedade civil e com o poder público, a gente sempre ouviu boas referências da agenda de transparência do Senado, especialmente no que diz respeito ao do Índice de Transparência do Poder Legislativo. Nosso objetivo é conhecer todas as boas práticas para que possamos adaptá-las à nossa realidade — declarou.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas