Da Redação - Foco Cidade
Um plano, fundamentado em estudos internacionais e experiências, consolida o denominado 'pacto pela segurança pública'. A proposta global, desenhada pelo Conselho de Coronéis da Polícia Militar do Estado, foi apresentada nesta segunda-feira (23), no Palácio Paiaguás.
A meta é reduzir os altos índices de criminalidade em Mato Grosso.
Ao todo, são 15 propostas que vão desde a atuação ostensiva, até as questões administrativas da Polícia Militar. Um dos objetivos é a aproximação do cidadão com a sociedade. Para isso, as ações sociais deverão ser fortalecidas com a inserção de oficinas de teatro, bibliotecas públicas e cinemas nas unidades de Polícia Comunitária.
O plano também envolve diversas ações de repressão ao crime, com ações rotineiras nos bairros mapeados com os maiores índices de criminalidade. O plano também contempla ações de integração e inteligência. Todos os casos atendidos pela Polícia Militar passariam a ser inseridos em um sistema de dados para acompanhamento dos índices de Violência e a produtividade do policial militar. Essa produtividade, também seria renumerada pelo Estado.
O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, ficaram de analisar o plano apresentado pelos coronéis. Na oportunidade, o governador lembrou que o plano leva em consideração muito do que o Governo já faz na área de Segurança Pública.
Taques também ressaltou o compromisso da gestão com a diminuição dos índices de criminalidade, ressaltando o incremento de 3.350 novos homens e mulheres para as forças de segurança. Destacou que o trabalho em conjunto das forças já começa a apresentar resultados, conforme dados oficiais que mostram queda no número de roubos e homicídios.
Também no encontro, os militares ressaltaram ao governador a necessidade de profissionais de saúde na corporação de um atendimento especial ao militar, devido ao risco que correm no trabalho diário. Taques destacou que o Governo vai estudar concursos para novos profissionais de saúde na corporação e espera a entrega, nos próximos dias, de proposta de convênio, ou mesmo reforma de um espaço para atender os servidores da Segurança.
Além disso, o governador garantiu que uma das nove ambulâncias que estão sendo adquiridas pelo Governo de Mato Grosso irá para a Polícia Militar. "Entendemos a necessidade de vocês, estamos na fase de compra dessas ambulâncias e uma delas virá para a PM. Queremos entregar em 90 dias", afirmou.
Participação
Na reunião, os coronéis agradeceram o governador Pedro Taques pela participação na reunião. Representantes dos 8 mil militares de Mato Grosso, destacaram que é de suma importância serem ouvidos pela gestão. Taques, por sua vez, afirmou que encontros, como o desta segunda-feira, devem ocorrer a cada semestre. Para o mês de agosto, o governador determinou que parte das demandas apresentadas sejam resolvidas pela Sesp.
O secretário Rogers Jarbas, destacou que o encontro foi importante para que o governador pudesse ouvir quais são as demandas da PM. "O governador ouviu a todos os coronéis e nós vamos levar essas demandas para a Sesp para dar andamento. Mas é importante dizer que muitas delas aqui já tiveram seu encaminhamento. Reuniões como esta valorizam os nossos profissionais, todo oficial e todo praça da Polícia Militar. Isso será uma rotina. O governador gosta de estar próximo dos profissionais de Segurança Pública e de participar do processo de transformação da Segurança no Estado", disse.
O comandante da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, avalia a visita do governador como histórica e de uma importância fundamental. "Primeiro, que tivemos a oportunidade de reafirmar ao Governo do Estado o nosso compromisso com Mato Grosso e a sociedade. Além disso, alguns coronéis expuseram, de forma específica e técnica, questões que tiram o sossego de todos os policiais militares. A reunião foi altamente positiva e tenho certeza que o governador saiu com uma visão ainda melhor da nossa instituição", disse.
Ele ainda destacou que os militares sabem que tem um canal aberto com o governador e que isso deverá ser fortalecido com o tempo e as novas rodadas de reuniões. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado