• Cuiabá, 07 de Abril - 00:00:00

Um ano de Instituto Somos do Minério

Da necessidade de dignificar a imagem do minerador, mostrando as boas práticas e em especial, as ações socioambientais da cadeia produtiva minerária à população, o Instituto Somos do Minério nasceu e abraçou o setor. O Instituto, entidade sem fins lucrativos, foi lançado oficialmente no dia 21 de julho, Dia Nacional do Garimpeiro, completando um ano de ações.

Em seu ano de estreia, o Instituto passou a trabalhar incansavelmente pela mudança do paradigma que estigmatiza toda a categoria, até mesmo os que atuam de forma legalizada, com alto padrão sustentável em seus processos, quase que a maioria,automatizados e seguindo as determinações legislativas.

A automação, inclusive, é o caminho mais eficiente de consolidar o trabalho da mineração atual, melhorando os aspectos técnicos e demonstrando aos colaboradores, comunidades e governos que a mineração sustentável é uma realidade. 

Nós, do Instituto, incentivamos as inovações digitais, que implementam as operações e trazem benefícios na produtividade minerária, bem como mais agilidade e segurança nos processos, além de agregar valor econômico às comunidades no entorno das minas.

No nosso ano 1, por exemplo, tivemos a honra de divulgar a chegada ao Brasil da iniciativa suíça para o Ouro Responsável - Swiss Better Gold Association, que incentiva a produção sustentável do ouro dentro do setor da mineração no mundo. Já presente em outros países como Peru, Colômbia e Bolívia, o programa aportou em Mato Grosso, onde seis minas da baixada cuiabana participam da iniciativa. 

Sentimo-nos orgulhosos em citar que as mineradores mato-grossenses da baixada cuiabana, de pequeno e médio-porte estão inseridas nos tópicos exigidos pelo programa suíço, que promove a transparência, responsabilidade, inclusão social, além de proteção aos direitos humanos e às relações de trabalho, cuidados ao meio ambiente e gestão de riscos na cadeia produtiva do ouro.

Nessa caminhada de 12 meses, ainda participamos de importantes atos que impulsionam o setor da mineração, como a criação como membro fundador do Fórum MinerAgro, iniciativa que surgiu da necessidade de unir esforços desses dois setores em prol do desenvolvimento sustentável dessas cadeias produtivas em Mato Grosso.

Também estreitamos o diálogo com a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), que com seus mais de 7 mil cooperados atuam de forma impecável, com ações de legalização de área, orientação aos associados, gestão mineral e ambiental, recuperação ambiental, oferecendo suporte na diversificação econômica da região, promovendo a transformação de passivos ambientais em áreas produtivas para bovinocultura e psicultura. 

Aplaudimos esse modelo de atuação da COOGAVEPE, que amparada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em conjunto com a entidade estadual (OCB/MT) alavanca o setor, pois também determina procedimentos e condutas nas quais defendemos, como a rastreabilidade do ouro, através do controle da origem do minério, promovendo mais transparência ao setor.

Lembrando que a atuação da cooperativa e de várias outras mineradoras seguem os princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das quais frisamos a importância, principalmente, por atender padrões sustentáveis em suas operações, além de incluir a sociedade nas discussões.

Nos meses após o nosso lançamento, também contribuímos com ações sociais que auxiliam na saúde e bem-estar da população, pois entendemos que o cuidado com as pessoas, garante um engajamento próspero e pode mudar a imagem do setor.

Nesse período, ainda nos empenhamos em mostrar que a maior parte dos mineradores vem seguindo as determinações fiscais dos órgãos competentes, estão com as documentações em dias e em conformidade com os parâmetros ESG, ou seja, vivenciando as boas práticas sustentáveis, voltadas à excelência em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança.

Enfim, um ano é pouco para mostrar o tamanho das nossas intenções e ações. Estamos abertos para o diálogo com todos os setores e lutamos para nos tornarmos uma voz ativa, em que os mineradores podem contar.

Em defesa das nossas boas ações, com transparência e dedicação, vamos seguindo para mais um ano de muito empenho a favor da cadeia produtiva minerária. Afinal, Somos do Minério.

 

Roberto Cavalcanti é presidente do Instituto Somos do Minério.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.