• Cuiabá, 19 de Setembro - 00:00:00

Crise - A catapulta do Empreendedorismo

Existe uma história curiosa contada no meio do empreendedorismo: a de que, certa vez, há muito tempo atrás, dois comerciantes foram desafiados por seu chefe, a fazer um estudo de mercado, com intuito de vender sapatos em uma determinada cidade. Ocorre que, ao chegarem em tal região - um vilarejo distante das cidades mais desenvolvidas – os vendedores perceberam que a população local não usava qualquer tipo de calçado! Todos, dos mais novos aos mais velhos, perambulavam descalços o dia todo.

Ao retornarem para a capital, cada um, por sua vez, se apresentou ao dono da fábrica de sapatos para dar o relatório. O primeiro deles, com a feição temerosa e desapontada, logo disparou para o patrão. “Quero já começar pedindo desculpas e dizendo que essa viagem foi um desperdício de tempo e dinheiro”. O patrão fitou o empregado nos olhos e indagou: “é mesmo, e posso saber o porquê? Em resposta, ouviu: “naquela cidade, jamais iremos conseguir vender um par de calçados sequer! Todos ali andam descalços o dia todo!”.

Ao chegar a vez do segundo vendedor apresentar seu relatório, o dono da fábrica, já desanimado, perguntou ao funcionário se ele também achara a viagem tempo perdido. O vendedor, com cara de espanto, respondeu prontamente: “claro que não, chefe! Ao contrário! Lá ficaremos ricos vendendo muitos pares de sapato! Todos ali andam descalços o dia todo!”.

Essa história nos propõe a refletir sobre oportunidades e a visão que temos delas em tempos de crise. Não quero aqui, de modo algum, romantizar as dificuldades que todos os empresários – e seus funcionários – estão enfrentando nesse período de quarentena, onde o comércio e diversas atividades foram paralisadas com intuito de conter a disseminação do novo coronavírus. No entanto, pensar em alternativas para novas fontes de renda e reestruturar modelos de negócios, são atitudes que precisam ser tomadas imediatamente. Olhar o problema com o foco nele, não irá salvar suas finanças.

Quando falamos a respeito de oportunidade, o primeiro entendimento que precisamos ter é de que todos temos acesso a ela. A diferença está no seu olhar. Você é capaz de enxergá-la? Deixe-me reformular essa pergunta: você é capaz de criá-la?

Se o seu desejo é ser um empreendedor, seja por vocação ou por instinto de sobrevivência, é essencial que você adquira a habilidade de identificar as oportunidades de negócios nos momentos em que “tudo vai mal”. Como diz o ditado: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Não importa o clichê aqui. Importa que você perceba que uma oportunidade, pode vir muitas vezes, embrulhada em um problema.

Em tempos de quarentena, em que muitos estão sendo obrigados (por um bem coletivo) a ficar em casa, aproveite o ativo mais precioso para você alavancar suas finanças: o seu tempo! Invista em conhecimento para desenvolver suas habilidades. “Ah, mas eu não tenho dinheiro para investir em cursos!”. Essa desculpa está velha desde que a pergunta “qual é a senha do wifi?” se tornou comum. Se você, como a maioria das pessoas, tem acesso à internet, então meu amigo, você tem um mundo de oportunidades para aprender e crescer.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae-MT, é um forte aliado daqueles que querem produzir e crescer no mercado. No site www.mt.sebrae.com.br, qualquer pessoa pode ter acesso a diversos materiais totalmente gratuitos, como e-books e web-aulas, que abrangem um conteúdo completo de empreendedorismo, gestão e até um roteiro detalhado de como montar um plano de negócios.  

A atual crise que estamos enfrentando provocada pela pandemia da Covid 19, pode ser a catapulta que vai te impulsionar a desenvolver um negócio de sucesso. Eu acredito que dentro de todo empreendedor existe uma capacidade incrível de realização, de aprender  coisas novas todos os dias.

Tudo vai depender de qual vai ser o seu olhar diante da crise. Não dê desculpas, porque, quem é bom em dar desculpas, não será bom em mais nada. Tenha foco e curiosidade, motivação e atitude, pois quando se trabalha de olho nos objetivos, não existem obstáculos insuperáveis.

 

Everthon Martins Ferreira é Assistente do Núcleo de Gestão de Soluções do Sebrae-MT e membro da Comunidade Cristã Empreendedores Radicais de Mato Grosso.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.