• Cuiabá, 20 de Julho - 2025 00:00:00

Pontes para o progresso

Na última semana de abril de 2018, o Governo do Estado apresentou o projeto de lançamento das obras de construção da ponte ligando a região do Coxipó, em Cuiabá, ao Grande Cristo Rei, em Várzea Grande. Duas macro regiões destas cidades tão próximas fisicamente e ao mesmo tempo longe por falta de acesso. A ausência de pontes isolam bairros vizinhos e impedem o desenvolvimento econômico, industrial e social.

As cidades de Cuiabá e Várzea Grande são as duas mais populosas de Mato Grosso. Somamos a isso o trânsito regular dos moradores das demais cidades do Vale do Rio Cuiabá, e o trânsito esporádico dos visitantes de outra cidades e regiões tanto do estado quanto de fora.  Segundo especialistas, o ideal é que já tivéssemos dez pontes ligando as duas cidades; temos apenas cinco.

As dimensões de melhoria serão infinitas. Esta é uma obra que repara o atraso e acelera o progresso nestas duas regiões, portanto, independente de política, é uma obra de grande acerto do governo Pedro Taques. É uma obra que vai além de tráfego e acesso. Depois de pronta, vai afetar positivamente a vida das pessoas e modificar a geografia econômica e social desta região. Melhorando a empregabilidade, facilitando o comércio e atraindo indústria para a região. Portanto, estamos falando na ampliação de ambientes de negócios, empregos e renda.

A obra lançada é uma velha reinvindicação visionária da Ucan, a União Coxipoense de Associação de Moradores, na época capitaneada por Carlos Brito, e a União das Associações dos Moradores do Cristo Rei (Unancrei). Mesmo fora da Associação Brito nunca deixou de lutar a construção desta ponte nos tantos cargos públicos que exerceu. Fui testemunha ocular de seu empenho, tanto que em 2012 era meta em seu plano de governo na disputa pela prefeitura da capital.

Que venham mais pontes. Afinal, um governo não é uma margem que apenas existe de um ou de outro lado. Um governo tem que ser uma ponte ligando as diversas margens. Várgea Grande e Cuiabá precisam de mais pontes ainda. O futuro exige isso.

 

João Edison é Analista Político, Professor Universitário em Mato Grosso.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.