Por meio de Nota de Pesar, o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado, autoridades e políticos lamentaram o falecimento do conselheiro aposentado, Oscar Ribeiro, nesta sexta-feira (19/12), aos 89 anos.
Nota de Pesar - Governo MT:
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Oscar Ribeiro, aos 89 anos, que estava internado há alguns dias em um hospital de Cuiabá.
Oscar era pai do ex-vereador de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, e do servidor do TCE, Virgilio Ribeiro. Conselheiro aposentado do TCE, Oscar teve três mandatos como deputado estadual e além de ex-presidente da Assembleia, foi primeiro secretário do órgão. Oscar também foi prefeito de Rosário Oeste e secretário Estadual de Educação e Cultura.
“Uma grande perda para a política de Mato Grosso. Conhecido por ser uma pessoa, profissional e político digno, Oscar faz parte da história do Estado. Estamos em orações e enviamos nossos sentimentos à família e amigos neste momento tão sensível”, lamentaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes.
O velório começa às 10 horas, na capela Santa Rita, e o sepultamento será ás 17h, no cemitério da Piedade, em Cuiabá.
Nota de Pesar - ALMT:
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da Casa e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado e professor, Oscar da Costa Ribeiro, nesta sexta-feira (19).
Oscar Ribeiro construiu uma trajetória de destaque na vida pública de Mato Grosso. Sua caminhada política iniciou como prefeito de Rosário Oeste, em 1970, e foi marcada pelo exercício de relevantes funções públicas, como de secretário estadual de Educação e Administração e presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Foi deputado estadual por três mandatos, compreendendo o período de 1975 a 1987. No Parlamento estadual, ocupou cargos estratégicos na Mesa Diretora, tendo sido eleito 1º secretário no período de 1977 a 1979, presidente da Assembleia de 1979 a 1981, e líder do governo de 1981 a 1982 e de 1984 a 1986.
Foi autor de importantes leis, como a emenda constitucional que garantiu aposentadoria especial aos professores e legislações que contribuíram para a criação de municípios como Brasnorte, Jangada, Juína e São José do Rio Claro.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), lamentou a perda e destacou a contribuição histórica do ex-parlamentar. “Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Oscar Ribeiro, um homem público que ajudou a construir a história política de Mato Grosso. Seu legado permanece na educação, na organização do Estado e no exemplo de diálogo e compromisso com a vida pública”, relembrou.
O vice-presidente do Parlamento estadual, deputado Júlio Campos (União), também manifestou seu pesar e definiu Oscar Ribeiro como “um dos mais honrados e dignos políticos da sua história” e um amigo leal. “Nosso pesar aos seus familiares e amigos. Rogo a Jesus Cristo e a Nossa Senhora do Rosário que lhe dê o descanso eterno. Obrigado, amigo”, disse.
A Mesa Diretora da ALMT se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Oscar Ribeiro, desejando conforto e força a todos.
Serviço
O velório de Oscar Ribeiro será realizado a partir das 10h, na Capela Santa Rita, em Cuiabá.
O sepultamento será às 17h, no Cemitério da Piedade.
Nota de Pesar TCE-MT:
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, manifestou pesar profundo pelo falecimento do conselheiro aposentado Oscar Ribeiro, ocorrido nesta sexta-feira (19), aos 89 anos.
Oscar Ribeiro teve atuação marcante na história do TCE-MT, instituição da qual foi presidente no biênio 1990-1991 e ao longo do ano de 1997. Com extenso currículo ainda na vida pública, exerceu os cargos de secretário estadual de Educação, foi prefeito de Rosário Oeste e deputado estadual por três mandatos, quando também presidiu a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Para o presidente Sérgio Ricardo, a trajetória de Oscar Ribeiro deixa um legado de grande relevância. "Oscar Ribeiro foi uma referência na história do Tribunal de Contas e na política de Mato Grosso. Seu compromisso com a gestão pública, com a educação e com a população deixa contribuições permanentes. Meus sentimentos à família pela perda inestimável", afirmou.
Neste momento de dor, o presidente da Corte de Contas solidariza-se com os familiares e amigos, em especial com os dois filhos de Oscar Ribeiro, Maurélio de Lima Batista Ribeiro e João Virgílio Batista Ribeiro, servidores de carreira no TCE-MT. Em nome da instituição, Sérgio Ricardo deseja conforto e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.
O velório será realizado na capela Santa Rita, em Cuiabá, a partir das 10h. O sepultamento ocorrerá às 17h, no cemitério da Piedade.
Atualizado às 11h33

Ainda não há comentários.