Campo Verde, município distante 136 km de Cuiabá, está próximo de atingir a meta da campanha “Biometria 100%”, em 2025, que busca ampliar a coleta biométrica de pelo menos 98% do eleitorado mato-grossense.
Para alcançar o objetivo no município, um zoneamento urbano vai mapear onde estão os eleitores que ainda não fizeram a biometria. A garantia foi dada na segunda-feira (22) pelo prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira, ao desembargador Marcos Henrique Machado, corregedor Regional Eleitoral.
“O apoio das prefeituras é fundamental para ampliar o cadastramento biométrico no Estado. Alguns prefeitos têm sido verdadeiros parceiros. Não é apenas uma obrigação, como gestores, em prol da democracia, de uma política planejada e da relação com os eleitores, mas também um reconhecimento da necessidade que o TRE-MT tem deles, pois são os prefeitos que conhecem os locais, que circulam pelos bairros e compreendem a realidade dos municípios”, analisou o magistrado.
O desembargador citou ainda a dificuldade que a Justiça Eleitoral enfrenta em razão do número insuficiente de servidores próprios para atender às demandas do cadastramento biométrico no Estado. “Ao emprestar servidores, ao ceder servidores, aumentamos a nossa força e a nossa presença. Portanto, é isso que temos buscado, pelo menos dentro de um período de quatro a seis meses. É isso que temos encontrado em gestores como o prefeito Alexandre Lopes, de Campo Verde”, completou o desembargador.
No panorama eleitoral do município, de acordo com o monitoramento da campanha Biometria 100% da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, Campo Verde possui 32.257 eleitores aptos a votar, dos quais 30.559, o equivalente a 94,74%, já realizaram o cadastramento biométrico. Restam 1.698 eleitores, correspondentes a 5,26%.
“A gente pretende dividir a cidade por bairros e regiões para identificar essas pessoas que, de alguma maneira, ainda não fizeram a biometria, de modo a garantir que cada eleitor ou eleitora tenha a oportunidade de realizar a coleta. Temos facilidade para atuar diretamente onde é necessário, pois já dispomos desses dados em nossos levantamentos. Diria que essas informações, organizadas por região, bairro ou assentamento, identificando onde estão os eleitores, vão ajudar a Justiça Eleitoral a ter mais celeridade na campanha”, concluiu o prefeito.
Participaram da reunião o coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Breno Antonio Sirugi Gasparoto, e o assessor Kelsen de França Magalhães.
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.