Mais de 1,3 mil pessoas retiraram os cartões dos Programas SER Família no primeiro dia do mutirão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), no bairro CPA I, em Cuiabá. A retirada dos cartões ficará disponível até sexta-feira (05). A Setasc iniciou, nesta segunda-feira (1º.9), o mutirão para entregar os cartões para os beneficiários da Capital e Várzea Grande.
A entrega de cartões marcou um momento de proximidade com as famílias e de fortalecimento da rede de assistência social em Mato Grosso.
“É muito gratificante ver tantas famílias sendo acolhidas e recebendo seus cartões com dignidade. O Programa SER Família nasceu para isso: garantir assistência para as famílias. Saber que mães solo, trabalhadores e tantas pessoas em situação de vulnerabilidade já começam a sentir esse apoio em suas casas reforça a certeza de que estamos no caminho certo. O nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse cuidado, porque nenhuma família mato-grossense pode ficar para trás”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.
A secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família da Setasc, Juliane Maciel, enfatiza a dedicação no atendimento aos beneficiários do SER Família.
“Em apenas um dia de mutirão, atendemos mais de mil e trezentas pessoas na Capital. Com atendimento de qualidade e eficiência a equipe do Programa SER Família, entrega todas as informações para os beneficiários e tiram suas dúvidas. Tudo isso acontecendo com o apoio dos nossos parceiros: município e Polícia Militar. Estamos atendendo toda a população cuiabana e mato-grossense, para que todos tenham o benefício do SER Família em mãos”, completou Juliane.
Para efetuar a retirada do cartão durante os mutirões, os beneficiários deverão estar munidos de documentos pessoais com foto. Apenas o titular do benefício pode fazer a retirada.
De acordo com Natasha dos Santos Silva, moradora do Pedra 90, o benefício é importante para auxiliar no pagamento de itens básicos.
“Fui fazer a retirada do cartão na parte da manhã, fui muito bem atendida e foi um processo rápido. Agradeço à primeira-dama Virginia Mendes, essa ação que ela faz pela população é excelente, ajuda muito as chefes de família, especialmente quem é mãe solo como eu. Muitas vezes, é difícil ter renda para comprar as coisas básicas para os filhos, como leite, fralda, então o benefício do SER Família auxilia e alivia muito para mim”, explicou.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Klebson Gomes, o mutirão representa um momento de cuidado e proximidade com as famílias de Cuiabá e Várzea Grande. Ele destacou que a missão da Secretaria é assegurar que o benefício chegue com agilidade e dignidade a quem mais precisa, ressaltando ainda o apoio fundamental da primeira-dama Virginia Mendes para a concretização da ação.
“Ver mais de 1,3 mil pessoas atendidas já no primeiro dia demonstra que estamos no caminho certo, fortalecendo a rede de assistência social e garantindo mais dignidade às famílias mato-grossenses. É o apoio que a primeira-dama Virginia Mendes, quer para a população em vulnerabilidade. Esse resultado nos motiva a continuar trabalhando com dedicação para ampliar o alcance dos programas e assegurar que cada vez mais famílias tenham não apenas o benefício em mãos, mas também a esperança renovada de uma vida melhor”, finalizou.
Para Evillyn Michele da Silva, moradora do Planalto, a ação é fundamental para garantir dignidade no lar das famílias mais vulneráveis.
“Por meio de um atendimento eficiente e de qualidade feito na sede da Setasc, consegui retirar o meu cartão SER Família. O programa é um benefício fundamental para as famílias do estado, a primeira-dama Virginia Mendes está de parabéns, por ter esse carinho e atenção pelas famílias mais vulneráveis de Mato Grosso”, concluiu.
Em Várzea Grande, o atendimento está disponível até sexta-feira (05), das 8h às 16h, no Ginásio Fiotão. Nos municípios do interior, as equipes da Polícia Militar farão a entrega dos cartões do Programa SER Família às secretarias municipais de Assistência Social, responsáveis pela distribuição aos beneficiários.
Após o procedimento de entrega dos cartões, cada contemplado terá o direito a receber o pagamento do benefício do Programa SER Família, já na recarga do mês de setembro. Os novos beneficiários passam a receber o valor de R$ 150, que serão debitados de forma mensal.
Além da entrega dos cartões, durante o mutirão os beneficiários também podem se inscrever nos cursos do Programa SER Família Capacita. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional, sendo uma das condicionalidades do programa, e garantindo que as famílias não apenas recebam o benefício, mas também tenham acesso a ferramentas que favorecem a autonomia e a inserção no mercado de trabalho.
Por Wilerson Macedo/Comunicação/Setasc
Com supervisão de Layse Ávila*
Ainda não há comentários.