A Justiça Eleitoral realizará, de 10 a 12 de setembro deste ano, um mutirão voltado ao atendimento do eleitorado da 1ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, em Cuiabá. A ação ocorrerá das 8h às 13h, na Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim, localizada na Avenida Ovídio Paulo dos Santos, nº 200, Bairro Aguaçu.
O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços eleitorais, oferecendo, de forma concentrada, procedimentos como alistamento (confecção do 1º título), transferência de domicílio, revisão de dados cadastrais, regularização de situação eleitoral e coleta biométrica, quando obrigatória.
Somente na Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim, que funciona como local de votação, estão cadastradas 865 pessoas aptas a votarem. Mas, a previsão é que o mutirão atenda moradores e moradoras de bairros do entorno também. Qualquer pessoa interessada pode buscar o atendimento da Justiça Eleitoral, independente do domicílio eleitoral, em função do projeto Zonas sem Fronteiras.
A iniciativa integra os esforços da Justiça Eleitoral para alcançar a meta de 98% de cobertura biométrica do eleitorado da 1ª Zona de Cuiabá até 14 de dezembro de 2025. Do total de 94.456 pessoas aptas ao voto nesta Zona Eleitoral, 85.271, ou seja, 90,3% já cadastraram a biometria.
O mutirão foi determinado pelo Edital n° 30/2025, assinado pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Moacir Rogério Tortato. De acordo com ele, a iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir acesso facilitado, inclusão e modernização do cadastro, aproximando os serviços do cidadão e da cidadã, e fortalecendo a participação democrática.
Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.