• Cuiabá, 27 de Dezembro - 00:00:00

TRE - LEVANTAMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) encerra o ano de 2024 com 103 sessões plenárias realizadas, dentre as quais, três foram solenes, e considerando os julgamentos realizados na última sessão, o órgão colegiado julgou 978 processos ao longo do ano. Até o momento, foram distribuídos 1.282 processos aos juízes-membros do Tribunal.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, frisou o empenho de todos os envolvidos e envolvidas para que as metas fossem atingidas. “O TRE de Mato Grosso foi agraciado com o selo Diamante, do Conselho Nacional de Justiça, que é fruto da dedicação de magistrados, magistradas, membros do Ministério Público, advogados e advogadas, servidores e servidoras. Destaco, ainda, que a união de esforços mantém a excelência do Tribunal e o coloca entre os melhores do país e como o único do estado a conquistar o selo Diamante. Expresso minha gratidão e desejo um ano novo repleto de esperança e felicidades”, ressaltou.

Foram proferidas, ainda, 264 decisões monocráticas, 1.340 decisões interlocutórias, com a análise de 84 pedidos de liminares, dos quais 29 foram concedidos. Nos processos em andamento na Corte, também foram registrados 1.921 despachos de mero expediente.

última sessão plenária de 2024 ocorreu no dia 19 de dezembro, ocasião em que a presidente do TRE-MT destacou a inovação do sistema SAUS-AZ, idealizado pela Secretaria Judiciária, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, e concretizado a partir de um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT). Esta solução implantou um novo padrão na obtenção de informações dos candidatos e candidatas, sendo geradas automaticamente pelo TJMT e fornecidas diretamente aos magistrados, magistradas, promotores e promotoras eleitorais.

Desta forma, a ferramenta contribuiu para a redução das impugnações aos registros de candidaturas. Em 2024, foram apenas 128 impugnações. Já nas Eleições Municipais de 2020, registraram-se 1.270 impugnações. Quanto aos recursos em registros de candidatura, em 2020 foram 348, enquanto em 2024 foram 195, ou seja, uma redução de 44%.

“Com muita honra, afirmo que este Tribunal, sob a proteção de Deus e Nossa Senhora, com muito trabalho, ética, inovação, acessibilidade, sustentabilidade, inclusão e muita responsabilidade fiscal e financeira, sempre desempenhará sua missão de garantir a democracia, promovendo eleições justas, céleres e transparentes, superando quaisquer desafios que se apresentem. Essa é a nossa vocação, como membros e servidores do Poder Judiciário”, concluiu a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

 

Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT



0 Comentários



    Ainda não há comentários.