Da Redação
"Com a aproximação do Natal e o aumento das compras de presentes, especialmente para crianças, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso reforça orientações para que pais e responsáveis escolham brinquedos adequados e seguros. A atenção às recomendações de segurança pode prevenir engasgos, quedas, cortes e até intoxicações" - ressalta o CBM-MT.
Por meio da assessoria - complementa:
Como escolher brinquedos seguros
Ao escolher um brinquedo, a orientação principal é verificar se o produto possui o Selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que deve estar visível na embalagem, em etiqueta fixada ou no próprio brinquedo. Esse selo confirma que o item foi testado e aprovado e sua autenticidade pode ser conferida no site oficial do Inmetro.
Além do selo, a embalagem deve conter informações obrigatórias em português, como CNPJ e endereço do fabricante ou importador, data de fabricação do produto, detalhes sobre o conteúdo, instruções de uso e montagem e idade recomendada para utilização. Esses elementos asseguram que o brinquedo passou por testes e segue padrões de segurança necessários para proteger a criança.
Também é fundamental observar se o produto é adequado à idade, habilidades e nível de desenvolvimento da criança. Para menores de três anos, recomenda-se evitar brinquedos com partes pequenas que possam se soltar ou ser engolidas.
Leia o manual, observe as advertências e riscos indicados, ensine a criança sobre o uso correto e mantenha supervisão durante a brincadeira.
Compre em comércio formal e sempre exija a nota fiscal do produto. Caso a compra seja online, escolha sites confiáveis. Por lei, o site não é obrigado a exibir selos ou etiquetas no anúncio, mas as informações de certificação devem ser apresentadas de forma clara.
“Antes de comprar, sempre confira a classificação indicativa na embalagem. Ensine o uso correto e mantenha a supervisão sempre, a prevenção começa na atenção”, destacou o capitão do CBMMT, BM Leonardo Cuiabano Kunze.
Onde e como reclamar
Caso ocorra algum problema na compra de produtos ou serviços e não consiga resolver diretamente com o lojista, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo de sua residência para buscar orientação ou registrar sua reclamação. Também é possível utilizar o PROCON+, disponível pelo aplicativo MT Cidadão.
Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Com Hannah Marques/Assessoria/CBM-MT


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